No decorrer da próxima semana, iniciando-se logo na segunda-feira dia 23 e estendendo-se até à segunda-feira seguinte, dia 30 de novembro, irá decorrer uma ação que mistura exercício físico com solidariedade: o UPFit Solidário.

A iniciativa encontra-se a cargo do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP) que a irá realizar pela terceira vez em conjunto com as outras associações de estudantes, nomeadamente a associação de estudantes da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (AEFADEUP). Nas edições passadas a entidade que recebeu os donativos foi a Associação Protectora da Criança (APC). Desta vez, a totalidade dos objetos recolhidos irá depois ser revertidos para a Associação Bagos d’Ouro.

Durante essa semana, as várias atividades e eventos do programa UPFit continuarão abertos ao público, mas com a particularidade do pagamento ser a apresentação de um donativo, na forma de um objeto. Ter acesso a uma aula de forma gratuita será então muito fácil durante esta semana. Pretende aqui oferecer-se uma oportunidade para experimentar diversas atividades do programa UPFit por um custo simbólico – o abdicar de um objeto que já não se utiliza – enquanto simultaneamente realiza-se um gesto caridoso que irá ajudar crianças e jovens carenciados da zona do Douro.

Programa

Na segunda-feira de arranque da iniciativa, estará disponível uma “Aula Mix” de zumba e local entre as 18h30 e as 20h30, a decorrer na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). No dia seguinte, será a vez de uma aula conjunta de Zumba e Pilates, nas instalações da Boa Hora do CDUP, entre as 18h e as 20h. A atividade especial da quarta-feira de 25 de novembro será na piscina da FADEUP, onde haverá uma aula de “Hydro Twin” que consiste numa aula de Hidroginástica deepwater, realizada a pares, entre as 18h45 e as 19h30. Na quinta-feira, a atividade será à noite e no Pavilhão Luís Falcão. Entre as 21h30 e as 23h, irão haver aulas de ioga, Hatha Yoga e Swasthya Yoga. Antes do fim de semana, a última atividade especial será um mega-treino de artes marciais, que irá contar com iniciações ao kickboxingTaekwondo e Karaté das 18h30 às 20h na Boa Hora.

Para terminar este ciclo, na segunda-feira 30, a iniciativa irá fechar com a “Mega UPFit Solidária”, com aulas de Zumba, Local e Djembel no Pavilhão Luís Falcão, das 18h30 às 20h. Será no fim desta aula que, nuam pequena sessão, serão remetidos os bens recolhidos à associação de destaque, a Bagos dOuro.

Miguel Monteiro, coordenador do CDUP e responsável do programa UPFit contou ao JPN que as últimas edições correram bem e que o objetivo é continuar. “Foi um projeto muito bem acolhido nos últimos dois anos, por isso estamos com boas expectativas para que os estudantes mais uma vez demonstrem a sua parte solidária”, admitiu.

Quanto às aulas abrangidas pela iniciativa, são todas as que se encontram ao abrigo do programa UPFit para novos utentes na entrega de um brinquedo. Mas não só: para além das aulas normais, serão organizadas especialmente para a ocasião uma série de “mega aulas” especiais para essa semana, em vez de ser só uma como no ano anterior. Este ano vai acontecer uma “mega-aula” por dia, desenvolvida de propósito para a semana solidária. É nestas que se espera ter o maior fluxo de pessoas e de bens a serem recolhidos.

Para Miguel Monteiro, o objetivo claro é “relembrar sempre os estudantes que são os principais utilizadores das atividades, de que é preciso estarem constantemente a colaborar com a sociedade e arranjar soluções”. Considera estas ações como “importantes na educação e formação de qualquer cidadão”. Com isto quer mostrar que os estudantes “se preocupam com os problemas sociais que existem na região em particular”.

A Associação Bagos d’Ouro

Na terceira edição do UPFit Solidário será a vez da associação Bagos d’Ouro a sair beneficiada da iniciativa. Inês Taveira, coordenadora geral da associação, falou com o JPN sobre esta parceria e revela que, o contacto da Universidade do Porto veio mesmo a calhar nesta altura do ano. “Uma vez que se aproxima o Natal e que todos os anos fazemos uma festa de Natal com as crianças, os jovens e as famílias, aquilo que nos faz mais falta são os brinquedos portanto demos as várias idades e as sugestões”, notou a coordenadora.

Os objetos mais procurados pela associação, que acompanha crianças e jovens até aos seus 18 anos, depende da faixa etária. A associação deixou uma série de sugestões de forma a orientar as pessoas que estão interessadas em ajudar. Por exemplo, é mencionado pela associação que para crianças entre os 3 e os 6 anos, são preferidos brinquedos relativos a profissões (ferramentas, garagens ou carros), com a casa (fogão, comidas de brincar, tábua de passar) ou que tenham a ver com o fantástico e fantasias. Para uma idade um pouco maior, entre os 6 e os 8 anos, procuram-se por exemplo bonecas, bolas e outros artigos de desporto, mas também Legos ou Playmobil, além de figurinas de super heróis. No entanto, não serão só brinquedos que serão requisitados. Para idades mais avançadas, a mesma associação recomenda também a dispensa de peças de roupa em bom estado, livros ou jogos de tabuleiro, que serão todos donativos bastante apreciados.

Depois da última “mega-aula” a 30 de novembro, os responsáveis pelo UPFit irão entregar os bens recolhidos no âmbito da iniciativa à Associação. A mesma irá depois redistribuí-los na sua festa de Natal, a decorrer no dia 13 de dezembro em local por definir.

A associação, que se ocupa atualmente de 44 crianças, estando previsto aumentar esse número para 52 no próximo ano, estava a precisar desta mão oferecida pela Universidade. Este número elevado, segundo Inês Taveira, culmina em cerca de 250 pessoas quando contabilizado o agregado familiar dos jovens pelo que se torna difícil de gerir tudo de forma independente.

“O telefonema da UP quando nos foi feito veio no momento ideal portanto agradecemos a todas as instituições, em particular à UP, que se lembrem de nós porque são sempre necessárias. As carências são cada vez maiores e nós sobrevivemos destas pequenas e grandes ações que as instituições vão fazendo e que completam a nossa atividade”, sublinhou Inês Taveira.