Toni Nadal, considerado um dos melhores treinadores na história do ténis, vai descolar-se até à cidade do Porto para marcar presença num evento dedicado aos amantes e praticantes de ténis, de sexta a domingo (18 a 20). Trata-se do primeiro curso de nível C da Global Professional Tennis Coach Association (GPTCA), uma organização internacional dedicada ao treino, educação e apoio a treinadores profissionais de ténis.

O curso tem ponto de encontro marcado no Instituto Politécnico do Porto e é para treinadores que trabalham com jogadores juniores e futuros. Em comunicado enviado à imprensa, pode ler-se que a formação vai abordar “diferentes aspetos das responsabilidades dos treinadores, dentro e fora de campo incluindo treino, treino mental, condicionamento físico, regras e regulamentos”.

Todos os participantes serão submetidos a um exame no final do curso para poderem receber o diploma nível C. Além do curso, há espaço ainda para duas palestras abertas a estudantes, jogadores, treinadores e pais.

A primeira palestra livre está marcada para sexta-feira, às 11h00, e será da responsabilidade de Toni Nadal que vai rever o seu trabalho de formação de Rafa Nadal. No sábado, à mesma hora, é a vez do ex-jogador profissional de ténis, Pancho Campo,  mostrar “ao público como lidar com o stress, superar situações difíceis e atingir o máximo desempenho”.

Alberto Castelli, presidente da associação, também estará presente e considera que esta iniciativa é uma oportunidade para reforçar a missão da GPTCA de “melhorar o nível de formação dos treinadores ATP e WTA”. A GPTCA está representada em 41 países através de embaixadores reconhecidos no mundo do ténis.

As inscrições para as palestras têm um custo de 5 euros e podem ser feitas aqui.