O Dia Internacional dos Museus e a Noite dos Museus são celebrados este sábado. À semelhança do que acontece todos os anos, são vários os espaços que têm espetáculos de teatro e dança, concertos, cinema, lançamento de livros, visitas guiadas ou encenações históricas nesta data.

“Numa sociedade sujeita a constantes transformações, os museus são plataformas culturais que, para além da sua missão de colecionar, conservar, comunicar, investigar e expor, devem proporcionar aos visitantes as oportunidades de criar, compartilhar e interatuar”, explica a Direção-Geral do Património Cultural na sua página da Internet.

A propósito da data, no Porto, há vários espaços museológicos com visitas guiadas ou livres gratuitas e um sem número de atividades para o público. O JPN reuniu cinco sugestões:

Museu Nacional de Soares dos Reis

No Museu Nacional de Soares dos Reis as visitas vão ser livres com entrada gratuita, entre as 10h00 e as 24h00. Adicionalmente vai ser possível visitar uma exposição sobre a obra de Júlio Resende (10h00, 15h00, 19h00), sujeita a inscrição prévia através do telefone (223 393 770) até esta sexta-feira.

Museu dos Transportes e Comunicações

Entre as 15h00 e as 19h00 o Museu dos Transportes e Comunicações vai estar aberto para uma das mais importantes coleções de carros do país: os que, ao longo da já centenária República, estiveram ao serviço dos seus Presidentes.

Complementarmente, às 21h30, os interessados vão poder usufruir de uma visita guiada pelos espaços do Edifício da Alfândega Nova animada por apontamentos de acrobacia/acrodance, corda aérea e malabarismo luminoso.

Museu do Papel Moeda

Ao longo da história, Portugal teve várias moedas e, atualmente, a nossa moeda é igual à de outros países da União Europeia. O Museu do Papel Moeda propõe, entre as 15h00 e as 16h00, uma viagem pela coleção do museu sobre as curiosidades da história do dinheiro em Portugal.

Museu do Centro Hospitalar do Porto

Das 10h00 às 24h00, vai ser possível conhecer a botica oitocentista do Hospital Real de Santo António e a farmácia de oficina do Hospital Joaquim Urbano. Já entre as 14h30 e as 15h45, e mediante inscrição prévia, o Museu do Centro Hospitalar do Porto propõe uma visita orientada ao edifício neoclássico do Hospital de Santo António.

Museu Militar do Porto

O Museu Militar do Porto vai por à prova a eficácia dos seus visitantes com jogos de tabuleiro (14h30-19h00), esgrima medieval (15h30) e tiro ao alvo com arco (17h30).

O público infantojuvenil também vai ter várias atividades lúdico-pedagógicas em que os seus participantes vão ter oportunidade de construir uma trincheira ou fardarem-se e, como recrutas, fazerem a instrução de Ordem Unida. Estas atividades carecem de inscrição até 15 minutos antes do início da sessão.

Consulte aqui, em tempo real, o programa completo das atividades que pode realizar, não só no Porto como a nível nacional.