Arranca a 31 de maio e estende-se até dia 2 de junho mais uma edição do Serralves em Festa, no Porto. Este ano, a data é especial: o lema “Celebrar Serralves” ajuda a descortinar os 30 anos da Fundação. Serão 50 horas consecutivas a promover as mais variadas formas de arte em espaços não convencionais ou em locais da Fundação, como o Auditório, a Casa ou Parque de Serralves.

A 16.ª edição do evento vai recordar os artistas que já passaram pela instituição cultural. Daí que sejam várias as peças concebidas propositadamente para esta comemoração. Incluir e envolver a comunidade artística com os seus públicos é outro dos objetivos da organização. Ao todo, são esperados 520 artistas de mais de 20 nacionalidades.

Como é habitual, o Serralves em Festa vai contar ainda com várias oficinas e visitas organizadas pelo serviço educativo, tendo em vista a partilha e a celebração familiar. Paralelamente à programação do evento, vai ser possível visitar “I’m Your Mirror”, de Joana Vasconcelos, duas exposições de coleção (uma de Susan Hiller e outra de Antoni Muntada) e uma outra patente na biblioteca (“Olhar Aprendiz”).

Este é o primeiro Serralves em Festa do novo diretor artístico do Museu, Philippe Vergne. Em conferência de imprensa, o curador francês fez questão de destacar a internacionalidade e a diversidade do programa. “Como são relevantes todas as performances. A maioria tocam em questões absolutamente cruciais para entender o nosso tempo”, afirmou, enaltecendo ainda a gratuitidade do evento: “É uma prenda para a cidade e para o público”.

Um “acontecimento inédito” vai celebrar os artistas que, ao longo dos 16 anos, passaram pelo Serralves em Festa. A peça “The Big Show Sef” é “talvez a que melhor celebra um aniversário tão grande, mas também os 20 anos do Museu de Arte Contemporânea e os 30 anos de Fundação de Serralves, explicou Cristina Grande, programadora das Artes Performativas, à margem da apresentação da programação. Criada pelo Miguel Pereira, promete incluir música, teatro, performance e também dança.

Absolutamente alinhado com a programação do Museu de Arte Contemporânea, “Mirror Piece II”, de Joan Jonas, pretende ser um momento em que as artes visuais se cruzam com as artes performativas. “A utilização dos espelhos não só como objeto, mas também como agente levanta questões sobre o que é a realidade e o que ocorre do ponto de vista do olhar de quem observa entre os públicos e os seus executantes”, esclarece Cristina.

“Cribles Live Porto”, uma coprodução da Companhia Instável e da Fundação de Serralves, vai fundir as artes performativas, a dança contemporânea e a música.

Mas nem todas peças vão ser comemoratórias. “Rue” e “Ciel”, de Volmir Cordeiro, são exemplo de duas propostas singulares que prometem incluir reflexões sobre a atualidade e o momento em que vivemos.

Na área da música, a programação inclui nomes como MC CarolHHY & The MacumbasBlack Bombaim ou Elephant9, entre outros.

Em 2018, o evento bateu recordes de público ao receber quase 250 mil visitantes. O Serralves em Festa começa às 18h00 de 31 de maio e termina às 22h00 de 2 de junho. O programa completo pode ser consultado aqui.