O Festival Eurovisão da Canção de 2020 foi cancelado, anunciou hoje a União Europeia de Radiofusão (EBU, sigla inglesa de European Broadcasting Union), entidade responsável pelo evento. A edição deste ano tinha data marcada para 12 e 16 de maio, em Roterdão, Países Baixos.

Em comunicado, a organização explica que foram exploradas várias opções alternativas que permitissem que o concurso acontecesse, mas a “incerteza gerada pela transmissão da doença COVID-19 pela Europa – e as restrições postas em prática pelos governos dos participantes e pelas autoridades holandesas – fez com que fosse tomada a difícil decisão de que é impossível continuar com o evento ao vivo como planeado”.

A EBU esclarece que os vários parceiros (EBU, NPO, NOS, AVROTROS e a cidade de Roterdão) vão continuar uma conversação sobre o sítio de acolhimento do evento em 2021.

A organização do festival afirma, no comunicado, que ainda é muito cedo para discutir quaisquer detalhes sobre o evento no próximo ano.

Portugal ia estar representado pela canção Medo de Sentir, de Marta Carvalho e interpretada pela artista Elisa, que venceu a final da 54ª edição do Festival RTP da Canção no dia 8 de março.

Artigo editado por Filipa Silva.