Portugal regista, esta quinta-feira (2), 209 mortes devido ao novo coronavírus, mais 22 do que no dia anterior. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), são 9.034 os casos confirmados de infeção, mais 783 do que ontem, o que representa um aumento percentual de, aproximadamente, 9,5%.

A região Norte continua a ser a mais afetada, apresentando o maior número de mortos, que ultrapassaram hoje a centena (107). Segue-se a região Centro (55), Lisboa e Vale do Tejo (44), e Algarve (3).  Os arquipélagos da Madeira e dos Açores continuam sem registar vítimas mortais.

No total, faleceram 125 homens e 84 mulheres. Das 209 mortes, 136 registam-se entre pessoas com mais de 80 anos.

O número de casos recuperados aumentou para 68, mais 25 do que ontem. A distribuição geográfica dos casos não consta do boletim diário. Em todo o país, há 1.042 pessoas estão internadas, das quais 240 estão nas unidades de cuidados intensivos.

No que diz respeito ao número de casos confirmados, a região norte é, novamente, a mais afetada com um total de 5.338 casos. Segue-se Lisboa e vale do Tejo, com 2.207, o Centro com 1.161 e o Algarve com 164. O arquipélago da Madeira regista 48 e o dos Açores 57 pessoas infetadas.

Por concelho, continuam também a ser mais afetados os que circundam o Porto. Lisboa lidera com 594 casos, o Porto regista 556, Vila Nova de Gaia 418, Gondomar 373, Maia 361 e Matosinhos 347.

Há ainda 4.958 casos a aguardar resultado laboratorial.

Portugal vai receber material de testagem

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira (2), na conferência de imprensa diária da DGS, que o país irá receber material que permitirá fazer face à elevada procura de testes.

“Hoje mesmo serão redistribuídas 6 mil zaragatoas, estão ainda encomendadas 400 mil zaragatoas, das quais 80 mil chegam amanhã e as restantes com entregas previstas nas próximas semanas”, declarou o governante, sublinhando ainda que “na próxima semana chegam mais 200 mil testes a Portugal”.

António Lacerda Sales referiu ainda que está a ser reforçada a capacidade de ventilação em Portugal, “entre ofertas e compras estaremos em condições de duplicar a nossa capacidade de ventilação. Foram oferecidos 400 ventiladores evasivos por diversas entidades a quem agradecemos, muitos dos quais já chegaram aos hospitais, outros com prevenções de entrega em breve”, acrescentando que “recebemos 140 ventiladores não evasivos, a titulo de empréstimo”.

O secretário de Estado referiu ainda que estão, neste momento, 1.124 profissionais de saúde infetados – cerca de 12% do total – dos quais 206 são médicos, 283 enfermeiros e os restantes 636 dizem respeito a outros profissionais de saúde, como assistentes técnicos, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico.

Quanto ao pico, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que o país tem verificado uma subida relativamente aplanada, massublinha: “não sabemos quando vai ser o pico com certeza”.

Artigo editado por Filipa Silva