A Universidade do Porto (UP) vai lançar no próximo ano letivo um novo Programa de Incentivos para Estudantes Internacionais. Os destinatários são os alunos internacionais de grau, inscritos na UP no presente ano letivo, em licenciatura, mestrado ou mestrado integrado que tenham concluído com sucesso o plano de estudos do ano corrente.

Tendo por base o mérito académico, os incentivos financeiros podem atingir um valor máximo de 30% do valor da propina anual respetiva, como se lê no site de notícias da UP. A atribuição deste incentivo não exclui a aplicação suplementar de eventuais reduções ao valor das propinas nem exclui, também, o acesso a bolsas de estudo ou outros incentivos atribuídos aos estudantes por instituições nacionais ou internacionais.

O regulamento explica que vai caber às diferentes faculdades da UP acolher as candidaturas dos estudantes, “de acordo com os procedimentos e critérios de candidatura estabelecidos”. “Serão também as faculdades a determinar o número de incentivos em cada ciclo e a elegibilidade das candidaturas, bem como as condições para a manutenção ou revogação do incentivo”, pode ainda ler-se no mesmo artigo.

Ao JPN, fonte da UP explica que o programa nasce, tendo em conta o “contexto que estamos a viver, com a ideia de tentar colmatar o impacto” que a pandemia teve para os estudantes internacionais. “Antes não existia qualquer tipo de bolsa, chamemos-lhe assim, para estudantes internacionais, a não ser em algumas faculdades que tinham algum tipo de bolsa de mérito, como a Faculdade de Engenharia, ao contrário dos nacionais”, reitera a mesma fonte.

O número de incentivos a atribuir será fixado anualmente por despacho reitoral, sob proposta de cada faculdade, não podendo, no entanto, ser superior a 25% do total de estudantes internacionais admitidos em cada ciclo de estudos e unidade orgânica.

A UP vai realizar um webinar público no dia 1 de julho, às 16h30, através do seu canal de YouTube para detalhar a concretização do programa. Os estudantes interessados poderão submeter as dúvidas que pretendem ver esclarecidas no formulário disponibilizado online para o efeito. As questões devem ser submetidas até às 23h59 do dia 29 de junho.

No caso dos estudantes do primeiro ano dos ciclos de estudos, não abrangidos no programa, caberá a cada faculdade decidir se poderão beneficiar do apoio. A Universidade do Porto acolheu mais de 2.500 alunos internacionais em licenciatura, mestrado ou mestrado integrado, no presente ano letivo.

Artigo editado por Filipa Silva.