Matosinhos vai ter uma praia amiga dos animaispet-friendly -, mas ainda não se sabe onde vai funcionar. A decisão foi aprovada na reunião de Assembleia Municipal desta segunda-feira, 29 de junho, e pode ser uma praia ou em parte dela.

A recomendação partiu do PAN- Pessoas, Animais, Natureza e foi aprovada por maioria, tendo os votos contra do PSD e de dois independentes do grupo António Parada, Sim!.

“Há a necessidade crescente de criação de espaços próprios para recreio, atividades e interação entre animais e suas famílias, que contribuem não só para o bem-estar dos animais, mas também das respectivas famílias”, refere num comunicado Albano Lemos Pires, eleito pelo PAN. “Em Matosinhos, já se iniciou uma rede de parques caninos, entendemos que falta agora contemplar os matosinhenses com uma praia pet-friendly, seguindo o bom exemplo de Oeiras”, que inaugurou uma praia para animais domésticos no último fim-de-semana, na praia dos Pescadores, em Paço de Arcos. 

Esta categoria de praia permite a permanência de pessoas acompanhadas por animais domésticos, com as devidas regras e condições de higiene. Será obrigatório o uso de coleira ou peitoral, açaime ou trela, além de que o dono se terá que fazer acompanhar pelo documento de identificação do animal de companhia (DIAC).

Na praia não poderão circular animais que se encontrem feridos ou doentes, em cio, grávidas, a amamentar ou ninhadas em período de aleitamento. A recolha dos dejetos dos bichos será também obrigatória.

Artigo editado por Filipa Silva.