A terceira edição do Cinenova abriu o prazo de submissões de curtas-metragens. O único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal aceita concorrentes até ao dia 2 de maio.

A organização aceita filmes feitos depois de janeiro 2018, com duração máxima de 30 minutos e que tenham sido feitos enquanto o realizador frequentava o Ensino Superior. Em caso de co-autoria, pelo menos um dos realizadores deve comprovar que frequentava uma instituição académica.

Os filmes selecionados podem concorrer ao prémio de Melhor Filme Internacional (2.000 euros) e ao prémio de Melhor Filme Português (1.000 euros). A submissão das curtas-metragens deve ser feita através da plataforma FilmFreeway.

De acordo com o festival, o júri será constituído por “figuras de referência no panorama cultural nacional e internacional“. A terceira edição do Cinenova realiza-se entre 28 de setembro e 1 de outubro, em Lisboa. O tema deste ano é “Cinema e Conhecimento”.

O festival é promovido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa e é organizado por estudantes e professores universitários. Além da exibição dos filmes a concurso, serão promovidas várias atividades paralelas, como masterclasses, debates e workshops, ainda por anunciar.

A edição de 2020, realizada ainda antes do primeiro confinamento que parou as atividades culturais, recebeu mais de 800 filmes a concurso de 77 países. Mais de 600 pessoas visitaram o único Festival Internacional de Cinema Universitário português de acordo com a organização.

Artigo editado por Filipa Silva