A Associação de Voluntariado Universitário (VO.U) está a recrutar até este sábado. As inscrições estão abertas, através de um formulário online, e qualquer estudante do ensino superior pode candidatar-se e definir o núcleo no qual quer trabalhar.

A VO.U. é uma associação sem fins lucrativos e é constituída por dez projetos e cinco núcleos. Atua no Grande Porto e existe há já 12 anos. Cada um dos projetos tem em conta um beneficiário específico, “sejam eles idosos, crianças, pessoas com doenças mentais, animais, direitos humanos, entre outros“, refere Mariana Marques, coordenadora do Núcleo Criativo da VO.U, ao JPN.

“Neste momento, o objetivo foi conseguir adaptar todos os projetos ao online e investir na comunicação digital para aumentar a visibilidade da VO.U e angariar mais voluntários”, explica Mariana.

O importante é que “que gostem do projeto/núcleo que escolhem porque dá trabalho, mas é muito gratificante no fim”, destaca Mariana Marques. A aderência às inscrições está a ser maior do que esperavam, com a situação pandémica atual. “Por exemplo no núcleo criativo, de que faço parte, temos até agora mais candidaturas em dois dias do que tivemos no semestre passado durante todo o período de abertura de vagas”, acrescenta ainda Mariana.

A VO.U. abrange um leque de diferentes beneficiários e tem espaço pra estudantes do ensino superior com variados interesses. Desde ações de caráter social, a ambiental, “é como se dentro de uma associação existissem dez diferentes que trabalham para os seus beneficiários, mas sempre em conjunto“, declara Mariana marques.

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) também está a recrutar. Todos os colaboradores e estudantes da Universidade do Porto, maiores de 18 anos, podem participar neste programa solidário.

O serviço apoia todos os estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Universidade do Porto. O NAI tem em vista a necessidade de inclusão dos alunos com NEE no ensino universitário, combatendo a desigualdade neste meio.

Surgiu em 1995, ainda que com outro nome – Serviço de Apoio ao Estudante Deficiente Visual (SAEDV) – por iniciativa de alguns estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O grande objetivo era apoiar os estudantes com deficiências visuais e colmatar algumas dificuldades. O mesmo se mantém nos dias de hoje. Com o novo projeto de voluntariado, o NAI pretende produzir material de estudo em suporte alternativo, fundamental para estudantes com deficiência visual e com dificuldades no acesso ao texto impresso.

Dadas as circunstâncias atuais, com as atividades presenciais restringidas ao máximo, e as aulas lecionadas à distância, a formação daqueles que se inscreverem no programa vai ser online. Os interessados podem fazê-lo enviando um e-mail com os seus dados pessoais – nome completo, idade, telefone e profissão – para o seguinte endereço eletrónico: [email protected].