A madrugada desta segunda (14) foi marcada pela 63ª. edição do Grammy Awards, num espetáculo que nomeou os principais destaques da indústria da música.

A cerimónia teve como anfitrião o apresentador Trevor Noah, do “The Daily Show”. À semelhança de outras grandes premiações, devido à pandemia da Covid-19, a gala contou com poucos convidados e foi feita, sobretudo, de vídeos pré-gravados para comunicar com os artistas.

O Grammy 2021 apresentou grande destaque para a música ao vivo, tendo sua abertura marcada pelas atuações de Harry Styles, Billie Eilish e Haim.

Para além de dos prémios e performances dos artistas convidados, a noite de premiação estabeleceu novos recordes. Beyoncé, que liderava a lista de indicados do ano com nove indicações, tornou-se a mulher mais premiada da história dos Grammys. A cantora levou quatro troféus para casa, contabilizando 28 estatuetas ao longo de sua carreira.

Os prémios também se estenderam para a família da artista. Beyoncé e sua filha Blue Ivy, de nove anos, ganharam o galardão de Melhor Videoclipe por “Brown Skin Girl“, o que faz de Blue Ivy uma das vencedoras mais jovens da história dos Grammys.

Taylor Swift também marcou a história da premiação, ao ganhar o troféu de Álbum do Ano, com “Folklore“, tornando-se, assim, a artista feminina a vencer três vezes esta categoria. Pelo segundo ano consecutivo, Billie Eilish, cantora de 19 anos, ganhou a categoria Gravação do Ano, com a música “Everything I Wanted.

Por fim, numa noite de grande destaque para artistas femininas, Megan Thee Stallion foi a primeira mulher a ganhar na categoria de Melhor Música Rap, tendo também ganho Melhor Artista Revelação.

Entre os indicados da noite dos Grammys 2021, havia três nomes portugueses. A cantora Maria Mendes na disputa pelo Grammy de Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais, com a canção “Asas Fechadas”, de Amália Rodrigues, perdeu o troféu para Jacob Collier, por “He Won’t Hold You”.

O produtor André Allen Anjos, que concorria no prémio de Melhor Gravação Remisturada com “Do You Ever”, perdeu para o cazaque Imanbek com a remistura de “Roses”. O DJ e produtor Holly – que produziu oito canções num álbum na competição pela categoria de Melhor Álbum de Dança/Electrónica – perdeu para Kaytranada com “Bubba”.

Artigo editado por João Malheiro