Já são conhecidos os nomeados para a 93ª edição da cerimónia dos Óscares. O anúncio foi feito por Priyanka Chopra Jonas e Nick Jonas que falaram em direto de Londres, esta segunda-feira.

Como era esperado, neste ano atípico onde a maioria dos filmes não chegou até às salas de cinema, as plataformas streaming saíram a ganhar. Mank, da Netflix, é a longa-metragem com mais nomeações – dez. O filme de David Fincher conseguiu garantir lugar em grande parte das principais categorias, como é o caso de Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária, Melhor Banda Sonora Original e o prémio mais esperado da cerimónia, o de Melhor Filme.

Este foi um bom ano para a plataforma americana de streaming que conseguiu um total de 35 nomeações. Para além de Mank, só o filme The Trial of The Chicago 7, do realizador Aaron Sorkin, conseguiu arrecadar-lhe mais seis nomeações. Ainda dentro da lista dos filmes com maior número de indicações ao prémio, outras plataformas streaming marcaram lugar como a Amazon Prime, com o filme Sound of Metal – com seis nomeações – e a HBO Max, com Judas and the Black Messiah, também ele com seis nomeações.

Pela primeira vez em quase 100 anos, há duas mulheres nomeadas na categoria de melhor realização. A realizadora Chloé Zhao – primeira mulher não-branca a ser nomeada – está na corrida ao prémio com o filme Nomadland e a atriz Emerald Fennell conseguiu a nomeação com a sua primeira longa-metragem: Promising Young Woman.

Se alguma das nomeadas vencer o prémio, será apenas a segunda mulher a ganhar a estatueta dourada para melhor realização. Apenas Kathryn Bigelow conseguiu o prémio em 2010 com o filme The Hurt Locker. Este ano, 70 mulheres receberam um total de 76 nomeações – um record na história da Academia.

2021 consagra-se assim um ano de grande diversidade nos nomeados dos Óscares. Se por um lado há mais nomes femininos nas nomeações do que nunca, por outro lado vemos também o trabalho de vários atores não-brancos a ser reconhecido, veja-se a categoria de Melhor Ator Secundário.

Também este ano há vários filmes não-americanos representados noutras categorias para além da de Melhor Filme Internacional. O dinamarquês Another Round, de Thomas Vinterberg, está também nomeado para o de melhor realizador e o filme Minari – que apesar de americano é falado maioritariamente em coreano – conta com nomeações em seis diferentes categorias.

O presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood confirmou, pouco antes do anúncio dos nomeados, que a cerimónia dos Óscares acontecerá na noite de 25 de abril em dois locais distintos: na Union Station e no Dolby Theatre, ambos em Los Angeles.

Estes são os nomeados das principais categorias dos Óscares 2021:

Artigo editado por João Malheiro