Como consequência das medidas de restrição decretadas pelo governo, os desfiles de moda não pisam os palcos da Alfândega do Porto. As coleções outono-inverno (2021-2022) serão transmitidas em livestream e podem ser  assistidas no conforto do sofá. O “primeiro take” do Portugal Fashion 2021 arranca esta quinta-feira e prolonga-se até sábado (20), com vídeos já gravados e editados.

Em comunicado, Mónica Neto, diretora do evento, conta que este formato digital tem como principal consequência a preservação da saúde pública, mas também “procura ir ao encontro das novas formas de consumo e interação com a moda, sobretudo entre os nativos digitais“.

Este ano, a organização do Portugal Fashion garante que “vai valer bem a pena ficar em casa“. Hugo van der Ding, com o seu humor, irreverência e criatividade, dará animação durante a transmissão e foi o responsável criativo pela campanha promocional.

O programa de apresentações da 48.ª edição arranca com a jovem criadora Maria Carlos Baptista, através da plataforma BLOOM, seguido de Estelita Mendonça e Katty Xiomara. No segundo dia de desfiles será a vez de Inês Torcato, Maria Gambina e Miguel Vieira. O último dia deste “primeiro take” conta com a participação de Ernest W. Baker, David Catalán e Alexandra Moura.

Em entrevista à SIC, a diretora do evento afirmou que este ano será “um ano histórico” e que a decisão de realizar o maior evento de desfiles de moda de forma digital reflete-se numa “dificuldade de resposta ao confinamento”, uma vez que os meios logísticos na Alfândega do Porto tiveram de ser reduzidos, em resposta às restrições. O “take 2” ainda não tem nada marcada. No entanto, Mónica Neto adiantou que será em abril, apenas encontra-se “à espera de confirmação”.

Para o segundo momento já se encontram, entre os confirmados, nomes como Hugo Costa, Luís Onofre, Marques’Almeida e Susana Bettencourt. Estão previstos também mais designers e alunos de moda na plataforma dedicada aos novos talentos.

O evento será transmitido na página oficial e também nas redes sociais.

Artigo editado por João Malheiro