O município de Bragança lançou esta segunda-feira, 22 de março, o projeto-piloto “Bragança. Liberdade para Recomeçar”, um convite dirigido a quatro indivíduos ou famílias que queiram usufruir da experiência de viver em Bragança durante o próximo mês de maio, com casa e internet pagas.

Através deste projeto, a Câmara quer “divulgar a qualidade de vida que Bragança tem para oferecer a quem optar por viver e trabalhar a partir” deste território, bem como “sublinhar que é possível estar ligado com o mundo laboral e, ao mesmo tempo, usufruir de um território convidativo para fazer uma pausa e/ou desligar do ritmo frenético do dia a dia”.

De acordo com o município, “de forma a criar condições para desenvolver a experiência e facilitar o processo de integração”, os “novos [residentes] têm assegurado gratuitamente, durante o mês de maio, o alojamento com todas as comodidades para garantir a qualidade de vida e a possibilidade de trabalhar remotamente”.

As famílias selecionadas serão ainda recebidas com “um cabaz de boas-vindas com produtos regionais”. Depois de selecionadas, o que acontecerá até 10 de abril, serão as próprias famílias a escolher o sítio para onde pretendem ir: está disponível um alojamento na cidade de Bragança e mais três em aldeias do concelho. Uma das vantagens apontadas pela autarquia passa pela possibilidade de os candidatos trabalharem em contacto com a natureza.

O presidente da Câmara, Hernâni Dias, acredita no sucesso do lema “recomeçar em Bragança”, tendo em conta as alterações no trabalho impostas pela pandemia da Covid-19. Para o autarca, esta experiência mostrou que “muitas atividades podem ser desenvolvidas a partir de qualquer parte do mundo” e “que, no último ano, os portugueses redescobriram os encantos do Interior”, afirmou em declarações reproduzidas pelo site oficial da Câmara.

No final, será partilhado um documentário para transmitir o quotidiano, partilhar aprendizagens e perceber a eficácia do projeto piloto.

Recorda a autarquia que Bragança faz parte da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica e do Parque Natural de Montesinho, com selo de excelência, atribuído pela UNESCO. A cidade raiana, capital de distrito no extremo nordeste de Portugal, distingue-se pelos seus montes, vales, rios selvagens, lameiros e bosques com uma fauna diversa e onde ocorrem mais de 80% dos mamíferos do território nacional.

As inscrições começaram esta segunda-feira através de um formulário, que já se encontra disponível no portal do projeto.

A iniciativa, que se insere no Programa de Cooperação URBACT – Find Your Greatness, é um projeto financiado pela União Europeia que promove a implementação de ações-piloto como forma de troca de experiências e de desenvolvimento sustentável de cidades europeias.

Artigo editado por Filipa Silva