Às 17h00 do próximo sábado, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai dar a conhecer, através da página de Facebook da autarquia, alguns animais que aguardam por adoção. “Serão apresentados dez animais, entre cães e gatos, ‘ligados’ em direto e a postos para seduzir os seus futuros donos”, pode ler-se no comunicado enviado às redações na terça-feira.

Esta ação é feita em articulação com o Centro de Reabilitação Animal de Gaia e é “uma iniciativa de sensibilização e promoção da adoção”, explica ao JPN, Helena Frias, veterinária do Centro.

A veterinária esclarece que a “adoção não se efetua no direto”. “As pessoas não vão adotar o animal sem virem ao Centro interagir com ele e regularizar a situação de adoção. O objetivo não é promover adoções por impulso e sem interação”, clarifica. Pretende-se, sim, mostrar os animais “na impossibilidade de haver campanhas de adoção presenciais por causa da Covid-19”.

Desta forma, durante a sessão online, o público pode sinalizar os animais nos quais tem interesse e, no dia útil seguinte, o Centro de Reabilitação “entrará em contacto com essas pessoas para agendar uma visita para efetivamente ver se o animal em que as pessoas manifestaram interesse, corresponde às expectativas do tutor e se o animal interage [com o tutor]. Temos de ver se há ali empatia mútua. Só depois disso é que haverá adoção que ocorre nas instalações do Centro de Reabilitação Animal, cumprindo todas as formalidades habituais”, elucida a veterinária.

Helena Frias refere que, caso se verifique que o animal sinalizado “não corresponde às expectativas”, nem que o tutor é a “pessoa ideal para o animal”, pode “eventualmente promover-se a adoção de outro [animal]”. “Todos os animais têm a oportunidade de serem adotados, ainda que nem todos os animais possam ser apresentados nesta iniciativa”, diz.

O Centro tem mais de cem animais disponíveis para adoção, mas seria “impossível apresentá-los todos numa só sessão”, justifica Helena Frias. “A seleção [de dez animais] é sempre ingrata, mas tentamos ter um critério variado.” No sábado, serão apresentados “animais antigos no centro, animais séniores e de porte variado”, afirma.

O município oferece, no âmbito da iniciativa, “identificação eletrónica, desparasitação, esterilização e vacinação”.

Os animais que não serão apresentados no evento podem ser vistos no site do Centro.

Artigo editado por Filipa Silva