A sexta edição da Taça da Liga de futsal acabou em pleno para o SC Sporting, com a vitória por 6-2 frente ao rival SL Benfica no Pavilhão Multiusos de Sines, onde se realizaram todos os jogos da “final eight”.

Logo no começo do jogo, Joel Rocha procurou surpreender e desequilibrar a equipa leonina com a aposta num 5×4. Nos segundos iniciais da partida, André Correia saiu para a entrada de Rafael Henmi como guarda-redes avançado, uma inovação da equipa das águias. Chishkala assumiu a posição de universal, Tiago Brito, Arthur e Robinho como alas. Jogaram também Silvestre, Afonso Jesus, Fábio Cecílio, Nilson e Fits.

No Sporting, Nuno Dias fez algumas alterações nos cinco iniciais e apostou, inicialmente, em Guitta na baliza, Alex Merlim e Pany Varela como alas, Erick Mendonça e João Matos a fixos. Pela equipa verde e branca jogaram também Mamadu Turé, Tomás Paçó, Zicky, Taynan, Rocha, Cavinato e Pauleta.

Os árbitros da partida foram Eduardo Coelho (AF Aveiro) e Filipe Duarte (AF Lisboa).

Domínio benfiquista no primeiro tempo

No início da final, as águias entraram melhores, com várias intervenções de Guitta a evitarem as tentativas de golo da equipa benfiquista, por parte de Robinho (18’; 15’) e Afonso Jesus (16’). O guarda-redes leonino foi o verdadeiro salvador da equipa neste jogo. Aos 13’, o Sporting surpreendeu e ganhou vantagem no marcador com um golo de mestre de Merlim, do meio-campo, que deixou André Correia a ver a bola passar.

Ainda na primeira parte, Tiago Brito voltou a assustar a baliza leonina, mas mais uma vez Guitta desvia a bola para fora. Aos 8’, Fábio Cecílio fez tremer, novamente, o marcador, mas o guarda-redes dos leões respondeu com uma grande defesa. Pouco antes do intervalo, foi o Sporting a conseguir finalizar e Rocha fez o segundo para a equipa verde e branca, atirando para o ângulo superior esquerdo da baliza encarnada.

Findada a primeira parte, apesar da superioridade benfiquista na entrada no jogo, o Sporting lançou o mote para uma tarde de sonho.

Sporting assume o controlo do jogo

No segundo tempo foram os leões a tomar rédeas da partida com um Benfica mais comedido. A equipa de Joel Rocha não deu resposta à forte pressão leonina e, com a entrada de Zicky Té, o ataque leonino ensurdeceu o Benfica. O jovem futsalista marcou dois golos, aos 3’ e aos 19’, e assistiu Pauleta na ala direita da quadra para o 4-0 no marcador aos 17’.

As águias continuaram a tentar contornar o marcador, mas o homem do jogo, Guitta, mostrou-se seguro a cada defesa. O Benfica tinha uma tarefa difícil pela frente com a eficácia defensiva e ofensiva do Sporting.

Já nos instantes finais do jogo, o Benfica ainda conseguiu reduzir a desvantagem, devido ao regresso à tática utilizada no início da partida pelo treinador das águias. Em 5×4, e com Robinho a passar a guarda-redes avançado, Silvestre bisou, mudando as contas no marcador para 5-2.

Num acordar da equipa vermelha e branca, o erro lamentável de André Correia deitou a perder todo o trabalho conseguido nos últimos momentos de jogo. O guarda-redes do Benfica tentou impedir a saída da bola pela linha lateral, mas acabou por contribuir para o 6-2, ao cair do pano, marcado por João Matos que fechou as contas no resultado.

“Este troféu foi dos que mais gozo me deu vencer”

Após o fim do jogo, Nuno Dias afirmou que a partida foi ganha “com toda a justiça”, dando especial destaque para a equipa técnica que ajudou a contornar “um plantel cheio de limitações, com a situação do Cardinal [que está lesionado], com a integração dos miúdos, como o Zicky” para que a equipa apresentasse um “bom nível físico”.

Ainda que seja um triunfo que “não é tão valorizado pela massa adepta”, “este troféu foi dos que mais gozo me deu vencer”, afirma o treinador leonino.

Questionado sobre a exibição de Guitta, Nuno Dias destaca que “o mais importante foi a equipa e o grupo”, referindo a necessidade de valorização do trabalho de todo o plantel. “O Guitta está lá é para defender”, termina.

Sobre a derrota benfiquista, Joel Rocha felicita o adversário e refere que “o Sporting foi melhor, mais eficaz, mais competente”, acrescentando também que “o jogador do jogo foi o Guitta, guarda-redes do Sporting”.

Sobre a prestação do Benfica, o treinador benfiquista refere a proatividade no primeiro tempo, mas aponta como elemento decisivo do jogo a falha na entrada no segundo tempo da partida: “Essa entrada na segunda parte não queríamos que acontecesse, mas acabou por acontecer”.

Com este triunfo, o Sporting igualou o Benfica em número de títulos na Taça da Liga, com três troféus. As duas finais anteriores entre as duas equipas foram favoráveis à equipa benfiquista.

Em abril, as equipas vão terminar as últimas três jornadas da fase regular do Campeonato, que nesta altura conta com o Sporting na frente com mais dois pontos que o Benfica. Pelo meio haverá paragem para representar a Seleção nos jogos contra Marrocos (um particular) e a Noruega (dois jogos de qualificação para o Europeu de 2022) e para a Final Eight da Liga dos Campeões, que inicia com o Benfica-Kairat e o Sporting-KPRF Moskva.

Artigo editado por João Malheiro