A associação juvenil de defesa ambiental vai realizar uma ação de limpeza na serra, em Gondomar. A iniciativa acontece no próximo sábado, em parceria com a União de Freguesias de Melres e Medas.

A FOCA já tinha realizado uma ação de limpeza na Serra das Flores, em 2019. Foto: Facebook FOCA

A FOCA, associação ambientalista de jovens, vai organizar uma ação de limpeza na Serra das Flores, em Gondomar. A iniciativa está marcada para este sábado (19) e conta com o apoio da União de Freguesias de Melres e Medas. Será disponibilizado transporte para os participantes, que se devem reunir na porta da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) às 08h30 da mesma manhã. O regresso está previsto para as 15h00.

Quem quiser fazer parte desta ação terá também direito a almoço, que pode ser adaptado a quem tem restrições alimentares ou é vegetariano ou vegan. Para evitar a produção de lixo descartável, a FOCA pede aos participantes para que levem os seus próprios pratos, talheres e copos.

No mesmo sentido, a organização apela ao uso preferencial de luvas de trabalho, em substituição das luvas descartáveis. Os participantes são também aconselhados a usar roupa confortável, bem como a levarem água e snacks.

As inscrições estão abertas até às 23h59 desta quinta-feira (17) e devem ser feitas através deste formulário. As vagas para participar na atividade são limitadas.

A FOCA – Focus On Critical Actions é uma associação juvenil de conservação ambiental cuja missão é “fazer mais pelo ambiente”. Organiza e participa em iniciativas de limpeza em locais públicos, nomeadamente em praias, serras e rios do Grande Porto. Além disso, realiza ações de sensibilização ambiental, principalmente para o público escolar e universitário, bem como mantém parcerias com várias entidades e associações.

Artigo editado por Filipa Silva