Foram esta terça-feira (29) abertas as convocatórias para voluntários na 7.ª edição do Open House Porto, evento que terá lugar nos dias 2 e 3 de julho. Este ano, vários espaços das cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia voltam a abrir portas durante o fim de semana para centenas de visitantes.

O evento, que nesta edição terá a curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto, volta a convidar pessoas a visitarem espaços exteriores e interiores no Grande Porto, com todas as visitas gratuitas.

Para acompanhar os especialistas nas visitas e para oferecer soluções e dicas úteis sobre o evento, a organização procura voluntários com a idade mínima de 16 anos, interessados em arquitetura bem como o património e histórias das cidades e “vontade de interagir com o público”. Os interessados podem candidatar-se através de um site próprio.

Evento regressa depois de uma edição cancelada e de visitas condicionadas pela pandemia em 2021

Segundo os curadores, o Open House Porto 2022 “vai ser apresentado sob o desígnio da esperança que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa coletiva’ e nesta, os lugares que sendo públicos e infraestruturais permitem que cada cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia”, referem em comunicado.

Todos os anos é apresentado um roteiro com uma seleção de espaços pelas várias cidades, cada um a oferecer diversos tipos de visitas – guiadas ou livres – para que os visitantes fiquem a conhecer “a arquitetura e a cidade através de um novo olhar”.

O mapa deste ano será apresentado em junho através das plataformas do Open House na internet. As visitas voltam a ser adaptadas às recomendações das autoridades de saúde de prevenção ao contágio por Covid-19 que estejam em vigor à data do evento. 

Em anos anteriores, espaços como o Jardim Botânico e a Galeria da Biodiversidade (Porto), o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões (Matosinhos), os jardins da Quinta dos Cónegos (Maia) ou o Parque da Lavandeira (Gaia) fizeram parte deste roteiro.

O Open House Porto, integrado na iniciativa global “Open House Worldwide”, realizou-se no Porto pela primeira vez em 2015. O evento é produzido e organizado pela Casa da Arquitetura (CA) – Centro Português de Arquitetura em colaboração com os municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha