Na semana da festa dos estudantes, de 1 a 7 de maio, há metro, comboio e autocarros com descontos e horários especiais, além de um "vaivém" gratuito. Um guia para chegar à aguardada Queima das Fitas, a primeira depois de duas edições canceladas pela pandemia.

A FAP anunciou várias medidas para reforçar a segurança na Queima das Fitas e promover uma festa académica responsável.

As principais redes de transporte vão ter serviço alargado em horário e capacidade para que ninguém falte à festa. Foto: Federação Académica do Porto

Regressa a Queima das Fitas, regressa a enchente de estudantes da Academia do Porto a caminho do Queimódromo. A pensar na elevada afluência de uma semana académica que espera cerca de 200 mil pessoas no total das noites, as principais redes de transporte vão ter serviço alargado em horário e capacidade para que ninguém falte à festa.

A STCP, a Metro do Porto e a CP – Comboios de Portugal têm serviço especial na semana de 1 a 7 de maio, além de bilhetes a preços reduzidos – além de uma opção gratuita – para quem se desloca dentro da cidade ou das áreas circundantes. Para quem vem de fora do Grande Porto, haverá também comboios e autocarros da Rede Expressos com desconto.

Metro

O Metro do Porto terá serviço especial nesta semana, com operação contínua e oferta reforçada em diferentes dias.

No sábado e na terça-feira, dias em que se realizam a Monumental Serenata e o Cortejo Académico, respetivamente, o serviço das linhas Azul (linha A, Senhor de Matosinhos-Estádio do Dragão) e Amarela (linha D, Santo Ovídio-Hospital de São João) funcionará ininterruptamente durante 24 horas.

Nos restantes dias, haverá antecipação do horário de abertura das mesmas linhas: na Azul (na ligação de Matosinhos Sul à Trindade) para as 4h e Amarela para as 4h30. A oferta será ainda reforçada, em todas as linhas, na manhã da missa da bênção das pastas (domingo) e na tarde do dia do cortejo (terça-feira).

Comboio

Ir de comboio à Queima das Fitas volta a ficar mais barato. A CP – Comboios de Portugal repete a habitual promoção nos preços das viagens dos comboios urbanos – linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro -, com origem em qualquer estação e com destino às estações de Campanhã e São Bento, no Porto, durante toda a semana. O bilhete especial, de ida e volta, custa 2 euros.

Estes títulos estão atualmente à venda nas bilheteiras e podem ser comprados a bordo, em caso de indisponibilidade de bilheteira na estação de partida. O desconto só será válido mediante a apresentação do ingresso para a entrada no Queimódromo e, para o comprar, só é necessário ter um cartão “Siga” ou um passe da CP.

Para quem vem de fora do Porto, os comboios intercidades, inter-regionais e regionais terão um desconto de 30% mas viagens efetuadas entre 30 de abril e 8 de maio. A promoção não é acumulável com outros descontos em vigor e também só é válida mediante apresentação do bilhete ou passe para a Queima.

Autocarro

Rede Expressos

Para quem vier de fora do Porto e preferir autocarro, a Rede Expressos oferece um desconto de 25% em compras de viagens online.

O desconto é válido para viagens na empresa de autocarros a partir de qualquer localidade e respetivo regresso.

Para obter a promoção, é necessário inserir o código promocional REQF2022 no final da compra, válido entre 30 de abril e 9 e maio.

STCP

A STCP volta a garantir transporte até ao recinto da Queima das Fitas do Porto. De 1 a 7 de maio, estará em operação um serviço de autocarro “vaivém” gratuito a partir da Trindade (a 3 de maio, parte excecionalmente do Bolhão) e do Hospital de São João (HSJ) até ao Queimódromo, durante toda a noite.

Os autocarros terão frequência entre 7 e 13 minutos. A viagem Trindade/HSJ até ao Queimódromo está disponível das 22h até às 3h00 (00h01 – 03h30 na primeira noite); Queimódromo até Trindade/HSJ das 3h (3h30 na primeira noite) às 7h30.

Além deste serviço, também as linhas regulares com destino àquela zona da cidade serão reforçadas. A partir das 19h, as linhas 205 (Campanhã-Castelo do Queijo), 500 (São Bento-Matosinhos Mercado) e 502 (Bolhão-Matosinhos Mercado) utilizarão autocarros de grande capacidade.

200 (Bolhão-Castelo do Queijo), além desta garantia, terá também o percurso aumentado até à Praça da Cidade do Salvador – Rotunda da Anémona. Estará também em operação a linha noturna 1M.

Imagem: STCP

A Queima das Fitas do Porto volta a realizar-se depois de dois anos sem festa, devido à pandemia de Covid-19. Kevinho, Diogo Piçarra, Ana Malhoa e Profjam são alguns dos nomes mais sonantes do cartaz desta que será a 100.ª edição da semana académica.

Este ano, as postas do recinto abrem às 20h. Para lá desta e outras novidades na organização, como um palco secundário e mais opções de restauração, regressam também as restantes atividades da Queima, como a Monumental Serenata, a Missa da Bênção das Pastas e o tradicional Cortejo Académico, que este ano muda de percurso devido às obras da nova linha de metro.

Segundo a organização, são esperadas 200 mil pessoas no total das noites no Queimódromo. Na Serenata, que acontece de sábado para domingo, prevê-se a presença de 60 mil pessoas; na Bênção das Pastas 30 mil pessoas; e no Cortejo, na terça-feira, são esperadas cerca de 400 mil pessoas – 300 mil estudantes e cerca de 100 mil pessoas do público em geral.