Em ano de estreia, o Porto Cello Festival convida os espectadores a visitarem lugares emblemáticos do Porto e de Matosinhos. Ao som de ritmos de todo o mundo, a programação oferece um leque de experiências que conjugam a música com outras formas de arte. De quinta a domingo, o festival junta mais de 50 artistas, incluindo nomes Luca Argel, Stephan Braun e Luísa Sobral.

As cidades do Porto e de Matosinhos abrem os braços para receber a primeira edição do Porto Cello Festival, um evento criado para mostrar a versatilidade do instrumento. Entre quinta-feira (19) e domingo (22), o festival contempla uma programação variada que explora vários espaços emblemáticos das duas cidades.

Em conversa com o JPN, Teresa Soares, uma das organizadoras, explica que o violoncelo tem a luz da ribalta neste evento por ser uma meio para a “liberdade de expressão”. “Tem uma cintura grande de registos e permite que haja uma adaptação a diferentes mundos”, explica. Para o mostrar, o festival cruza o instrumento com artes além da música, como a pintura, a dança e até o yoga. Tiago Azevedo e Silva, também da organização, explica que este funciona como “um elo de ligação”, permitindo que “tanto um artista de música como um de pintura se consigam inspirar na mesma fonte”.

O festival explora outros estilos além do clássico. Samba, jazz e blues são alguns dos ritmos que pretendem alcançar um leque maior de espectadores. “Também é uma resposta à necessidade dos dias de hoje, de criar projetos diferentes. E de nos aproximarmos daquilo que as pessoas realmente querem ouvir num festival”, adianta Teresa Soares. Para incentivar a viagem musical além-fronteiras, à música portuguesa junta-se a turca, italiana e francesa.

Mais de 50 artistas, nacionais, internacionais e de diferentes gerações, vão pisar os palcos. De entre os 15 concertos, destacam-se as “Rotas do Samba”, a decorrer no Hard Club, no Porto, já esta quinta-feira (19). Com inspiração no seu álbum “Samba de Guerrilha”, o cantor e compositor brasileiro Luca Argel será acompanhado pelos vários violoncelistas do Ensemble Porto Cello Festival.

No Coliseu do Porto, dia 20, sexta-feira, o pianista e compositor Daniel Bernardes apresenta pela primeira vez “Vignette”. Este projeto português envolve composições inspiradas no cinema nacional, esclarece Teresa Soares. Destaca-se a influência de filmes de Teresa Villaverde, Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, João Botelho, Pedro Costa e Sérgio Tréfaut. O espetáculo será acompanhado por Filipe Quaresma, no violoncelo, e João Barradas, no acordeão.

Já no dia 21, sábado, o Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões acolhe “La Mer”. “Inspirado na temática do mar e das alterações climáticas” e com “vista panorâmica para o mar”, como adianta Teresa Soares, o espetáculo será também o palco de uma angariação de fundos para a Associação Loving the Planet.

No dia seguinte, o Coliseu do Porto recebe “Jazz Express”, com o violoncelista alemão Stephan Braun. A acompanhá-lo estarão João Barradas, no acordeão, Ricardo Toscano, no saxofone, Tiago Batista, no vibrafone, Diogo Alexandre, na bateria, e Demian Cabaud, no contrabaixo. No auditório do Conservatório de Música do Porto, Luísa Sobral e Ana Raquel Pinheiro apresentam o EP “Camomila (Música para embalar seres de todos os tamanhos)”.

Além dos espetáculos, os músicos interessados podem participar em três masterclasses que exploram o próprio violoncelo, música de câmara, improvisação livre e looping station. Mas, para o público geral, a programação também inclui atividades na cidade do Porto como forma de incitar à exploração cultural. “A inclusão do vinho do Porto nos concertos, descontos para andar de barco e fazer o passeio das seis pontes, descontos para subir a Ponte da Arrábida” são algumas das possibilidades, diz a organizadora.

Por fim, para quem tiver curiosidade, a “Cello Experience” convida qualquer pessoa a tocar o instrumento. “Teremos uma pessoa disponível para ajudar quem quiser experimentar o violoncelo e conhecê-lo um bocadinho mais fisicamente”, indica Tiago Azevedo e Silva.

O evento vai decorrer por várias localizações, sendo estas Coliseu Porto Ageas, Hard Club, Terminal de Matosinhos, Jardim do Palácio de Cristal, Galeria da Biodiversidade, Casa das Artes, Ateneu Comercial do Porto, Museu da Cidade, Conservatório de Música do Porto e Museu Nacional Soares dos Reis. Os bilhetes podem ser adquiridos online ou na bilheteira física da Fnac.

Artigo editado por Filipa Silva