A nona edição do NOS Primavera Sound chega ao Parque da Cidade do Porto esta quinta-feira, 9 de junho (onde fica até sábado), depois de dois anos sem festival devido à pandemia. O JPN recorda o cartaz e reúne informações sobre o que encontrar no recinto, os bilhetes disponíveis, como chegar e o estado do tempo para o fim de semana.

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Tame Impala Nick Cave, a 9 de junho, Pavement Beck, a 10 de junho, e Interpol e Gorillaz, a 11 de junho, são os cabeças de cartaz desta edição do festival.

Nestes três dias, o Parque da Cidade do Porto recebe também atuações de nomes como Cigarettes After SexStella Donelly, Sky FerreiraKing KruleSlowdiveRina SawayamaBeach BunnyPabllo Vittar ou María José Llergo. Entre os artistas portugueses, destaque para Pedro MafamaThroes+The ShineMontanhas Azuis e David Bruno.

Consulte aqui os horários de todos os concertos:

Imagem: Primavera Sound

 

Sim, mas apenas para um dos dias: sexta, 10 de junho – e já estão a terminar, segundo a orgamização. Custam 70 euros (mais taxas) e apenas podem ser adquiridos na plataforma “Dice”, que vende os bilhetes para o festival. 

Os passes gerais e os bilhetes para quinta e sábado estão totalmente esgotados

 

Não. O prazo para trocar os bilhetes comprados para as edições canceladas de 2020 e 2021 terminou a 31 de março.

 

As crianças até aos nove anos, inclusive, vão poder entrar de forma gratuita sempre que acompanhados pelos seus pais ou tutores. Crianças entre os dez e os 15 anos pagam o bilhete completo, mas deverão ser igualmente acompanhados pelos pais ou tutores – os tutores deverão ter consigo a documentação que os identifique como tal. 

Em parceria com a Câmara Municipal do Porto, o Primavera Sound vai disponibilizar um espaço preparado para crianças, com atividades para os mais novos; uma tenda para muda de fraldas; uma “garagem” para guardar carrinhos de bebé; uma tenda de cozinha, que permite a preparação das refeições das crianças.

 

O bilhete diário ou o passe geral serão trocados por uma pulseira, colocada apenas no ato da troca presencial. Não é permitido o acesso ao recinto sem uma pulseira

Além disso, todos os que compraram bilhetes na plataforma “Dice” devem ter a aplicação móvel do serviço instalada para entrar no festival e fazer a consequente troca para uma pulseira.

De quinta a sábado, a troca pode ser feita entre as 12h e as 3h da manhã, logo à entrada.

 

Sim. A pulseira permite entrar e sair do festival quantas vezes for necessário.

 

Até às 3h da manhã. Não é permitido o regresso ao recinto dessa hora em diante.

 

A viagem de autocarro deve ser a melhor opção. Para ir e voltar, haverá serviço da STCP reforçado nestes dias, pelo que poderá usar as linhas:

  • 200 Bolhão – Castelo do Queijo (linha prolongada até à Praça Cidade Salvador entre as 16h00 e o final do serviço)
  • 203 Marquês – Castelo do Queijo (linha prolongada até à Praça Cidade Salvador entre as 16h00 e o final do serviço)
  • 205 Campanhã – Castelo do Queijo, serviço diurno e noturno com prolongamento na madrugada, saída: Pr. Cid. Salvador
  • 500 São Bento – Matosinhos (Mercado), com reforço da linha durante as tardes dos três dias do evento, com autocarros de dois pisos, incluindo no horário noturno, .saída: Pr. Cid. Salvador
  • 502 Bolhão – Matosinhos (Mercado), reforço da linha durante as tardes do dia 10 e 11 de junho, com viagens adicionais à Praça Cidade do Salvador, saída: Pr. Cid. Salvador
  • 1M: Av. Aliados – Matosinhos (Praia), reforço da linha nas três madrugadas do evento com frequência de 30 mins, entrada: Pr. Cid. Salvador

Para o regresso, a STCP terá um vaivém especial noturno, com origem na Anémona e destino nos Aliados, que fará a ligação entre o evento e a baixa entre as 23h30 e as 07h00. A frequência será de aproximadamente 10 minutos. Será realizado unicamente serviço no sentido Aliados, efetuando várias paragens ao longo do percurso: Avenida da Boavista, Cedofeita, Praça da República e Trindade.

Já a linha de metro que dá acesso ao festival é a azul (A). Os festivaleiros podem sair na estação Matosinhos Sul e seguir pela Rua Brito e Cunha até à Praça da Cidade Salvador (10 minutos). A frequência da linha Azul é de 10 minutos até às 20h e de 15 minutos das 20h até ao encerramento do serviço.

No interior do recinto do festival haverá uma Loja Andante de atendimento e venda de títulos de transporte intermodais para autocarros, metro e comboios urbanos. Além disso, a STCP terá um posto de venda de títulos de bordo para os autocarros na Praça Cidade Salvador.

Se optar pela bicicleta, à entrada do recinto vai existir um bike park

 

Não é permitida a entrada de animais, à exceção de cães de assistência.

 

Por razões de segurança, a organização não permite que entrem no recinto os seguintes objetos e bens:

  • Capacetes de mota
  • Malas de viagem e outras malas ou mochilas grandes (bolsas pequenas, bolsas e mochilas são permitidas)
  • Garrafas e latas
  • Sprays e aerossóis
  • Ponteiros laser
  • Equipamentos profissionais de fotografia e vídeo
  • Drones
  • Armas de qualquer tipo e todos os objetos considerados perigosos

 

Sim. A “The Cloakroom” estará presente na entrada do festival, onde é possível guardar os bens que quiser e aceder-lhes quantas vezes precisar ao longo do dia. Este espaço também funciona como área de perdidos e achados.

 

Está expressamente proibida a entrada no recinto de todo e qualquer tipo de bens alimentares, incluindo bebidas, sejam em vasilhame de plástico ou vidro. Em situações específicas, deverá ser apresentado atestado médico na entrada para poder entrar com determinados itens.

 

Nesta edição, a organização do Primavera Sound promete mais de 40 opções, que vão desde hambúrgueres e pizzas a opções mais saudáveis, sabores internacionais e até opções vegetarianas e veganas. Estarão presentes no local espaços conhecidos dos habitantes da cidade, como a Casa Guedes, Conga, Gazela, Madureiras, Il fornaio, DaTerra, Central dos Pregos, Baos, Munchies, Comida de Rua, entre outros. 

Este ano, surge também uma opção nova e mais requintada, mas que não é para todas as carteiras. O Prima by Nos Primavera Sound é a novidade que junta os chefs Vasco Coelho Santos e Mauricio Ghiglione a preparar um menu “exclusivo” e “harmonizado”, num menu de degustação de quatro momentos. Custa 50€ por pessoa.

 

Além dos palcos e da zona para comer, haverá, espalhados pelo recinto, stands de várias marcas e instituições, WC, zonas para comprar tabaco, segurança, espaço médico, zona de testagem à covid-19 e ainda o regresso do já habitual “Primavera Market”, que este ano junta 18 marcas de diferentes áreas como a moda, artesanato e até um estúdio de tatuagem.

Atenção também à localização da entrada do festival: devido às recentes obras no Parque da Cidade, a ‘porta’ mudou de lugar, mas continua fácil de encontrar pela Estrada da Circunvalação. O palco Cupra passa a ficar, desta maneira, do lado direito da porta para quem entra. Também o aspeto da área de restauração foi remodelado. De resto, a localização de todos os outros espaços e palcos mantém-se na maior parte idêntica às anteriores edições. 

Veja aqui o mapa do recinto:

Imagem: Eva Evita Ilustra/Primavera Sound

 

A organização afirma que dispõe de plataformas para pessoas com mobilidade reduzida em todos os palcos, garantindo “todo o conforto, visibilidade e uma equipa preparada para dar o apoio necessário”.

 

Este ano, a meteorologia vai sorrir aos festivaleiros. Não há previsão de chuva em nenhum dos dias de Primavera Sound, pelo contrário: haverá sol nos três, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA).

Na quinta-feira, 9, algumas nuvens pintam o céu ao fim do dia e pela noite, mas a temperatura chega aos 24ºC; à noite, os termómetros devem manter-se nos 20ºC.

Sexta e sábado, 10 e 11, o calor chega a valer – sexta tem máxima de 28ºC e sábado de 26ºC. 

Não se esqueça do protetor solar: quinta e sexta há alerta para níveis elevados de raios UV, segundo o IPMA.