O Boavista quebrou um 'jejum' de 18 anos e venceu o Sporting CP por 2-1, no Estádio do Bessa XXI, com um bis de Bruno Lourenço. Edwards foi o autor do golo leonino.

Noite de sonho para Bruno Lourenço, autor dos dois golos que deram os três pontos ao Boavista. Foto: Liga Portugal/Facebook

O Estádio do Bessa XXI foi, neste sábado, o palco do frente a frente entre Boavista e Sporting, em jogo a contar para a sétima jornada do campeonato. As duas equipas vinham de bons momentos, mas foram as panteras, à boleia de dois golos de Bruno Lourenço, que, 18 anos depois, se impuseram e venceram os comandados de Rúben Amorim. 2-1 foi o resultado final.

Com a vitória, o Boavista sobe para o quarto lugar, com 15 pontos, num dos melhores arranques de sempre e que traz à memória o ‘Boavistão’ do virar de século. Já o Sporting cai, à condição, para o oitavo lugar e pode ficar a 11 pontos da liderança.

Superioridade não basta

Num jogo que já prometia fazer jus aos grandes e históricos confrontos do futebol português, foi a equipa leonina a entrar com mais força. Motivados pelo deslize do rival FC Porto no Estoril Praia – os campeões nacionais empataram a uma bola -, a turma de Alvalade começou por cima: aos 7 minutos, Nuno Santos criou a primeira situação de perigo.

O Boavista apresentava-se bastante defensivo e débil nas construções ofensivas.

Do outro lado, um insistente Sporting levava perigo e provocava sufoco aos axadrezados, acabando mesmo por marcar à passagem do minuto 23. No entanto, a alegria dos verdes e brancos desabou quando o VAR anulou o golo por fora de jogo de Marcus Edwards.

Poucos minutos depois, foi mesmo o Boavista a causar perigo, com Bruno Lourenço a fazer tremer a barra da baliza, após um excelente cruzamento de Gorré. 

Quando já tudo parecia encaminhado para um empate ao intervalo, Gorré voltou a surgir em cena com uma brilhante jogada individual. O extremo “torceu os rins” à defensiva sportinguista, rematou e na ressaca Bruno Lourenço enviou a bola para o fundo das redes com um belo remate que deixou as panteras em vantagem.

No Bessa reina a Pantera

A segunda parte foi um reflexo do primeiro tempo. Apesar do golo sofrido em cima do intervalo, os leões não se deixaram abalar e partiram para cima em busca do resultado. Com eles trouxeram ainda mais intensidade e verticalidade ao jogo.

À passagem do minuto 55, Nuno Santos desequilibrou Malheiro e, de letra, cruzou para a entrada da pequena área onde um abandonado Edwards fez o golo de cabeça.

Por vários minutos, o Boavista viu-se encostado à sua área e permitia que a turma de Alvalade fosse crescendo, com Morita e Ugarte a serem donos e senhores do meio-campo. A dupla leonina esteve em grande destaque na partida, atraindo os médios do Boavista e a abrir espaço no centro do terreno.

O Sporting não conseguia, contudo, transformar as suas investidas ofensivas em golo, o que daria a reviravolta na partida. A pensar nisso, Rúben Amorim lançou Artur e Paulinho, que tinham decidido o jogo da passada terça-feira, diante o Tottenham.

Contudo, a frescura dos leões não foi suficiente para superar um coeso Boavista, que não cedeu e mesmo perante grandes dificuldades conseguiu chegar ao segundo golo. Martim Tavares, o jovem talismã das panteras, entrou e foi derrubado dentro de área por Ricardo Esgaio.

João Pinheiro não hesitou e apontou para a marca dos onze metros. Chamado a bater, Bruno Lourenço pontapeou a pressão e a bola para dentro da baliza defendida por Adán. O Bessa explodiu de alegria e até ao final do encontro o 2-1 manteve-se inalterado.

Os jovens são o futuro

No final da partida, o treinador do Boavista, Petit, referiu que este “foi um jogo difícil, diante de uma grande equipa” e realçou que, por vezes, as equipas são obrigadas a jogar com blocos mais baixos para alcançarem os seus objetivos.

E o objetivo foi alcançado: a vitória. Com uma equipa jovem e promissora, o Boavista tem vindo a escrever bonitas páginas nesta edição da Liga Portugal. 

Para Petit, o trabalho e a aposta nos jovens da formação “são o caminho que o Boavista tem e deve seguir”.

“Consistentes nas exibições. Inconsistentes nos resultados”

Rúben Amorim, técnico verde e branco, não escondeu o desalento da derrota, mas foi claro em afirmar que o Sporting “foi uma equipa que quis ganhar o jogo desde o primeiro minuto”. No entanto, o técnico português assume que a equipa precisa de ser mais eficiente na finalização.

Confrontado com a comparação entre os jogos das competições europeias e os das competições nacionais, Amorim diz que a qualidade continua lá e que na verdade vê uma equipa “consistente nas exibições, mas inconsistente nos resultados”. 

Devido à pausa para as seleções nacionais, o Boavista só volta a entrar em campo no começo do mês de outubro, com uma deslocação a Famalicão. Já o Sporting regressará mais cedo, com jogo em casa diante o Gil Vicente. Os dois encontros são relativos à oitava jornada do campeonato.

Artigo editado por Filipa Silva