O ex-vereador da Cultura e Património de Viseu foi convidado pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira. Jorge Sobrado vai ocupar o lugar de Nuno Faria à frente do Museu da Cidade.

A escolha de Rui Moreira foi confirmada esta segunda-feira, em reunião pública do executivo portuense, depois da informação ser avançada pelo Público. Foto: Brunoturbina

É já em dezembro deste ano que Jorge Sobrado, antigo vereador da Cultura e Património de Viseu, inicia funções enquanto novo diretor do Museu da Cidade e da Biblioteca Municipal do Porto. Depois de a informação ter sido avançada pelo jornal Público, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, confirmou, na reunião pública de executivo municipal, a escolha do portuense de 46 anos para o cargo.

Jorge Sobrado é atualmente dirigente da CCDR-Norte nas áreas da Comunicação e Cultura e assesssor do Presidente da instituição. Exerce também funções como professor convidado na Universidade do Porto e Universidade Lusófona. Em Viseu, foi responsável pela criação do Polo Arqueológico e pelo lançamento do Museu de História da Cidade.

O novo diretor do Museu da Cidade vai ocupar o lugar de Nuno Faria, que deixou a liderança do Museu no início de outubro por “visões não convergentes para o futuro”, segundo declarou a Câmara do Porto à agência Lusa.

O Museu da Cidade é composto por 17 estaçõoes. A estação mais a oeste localiza-se no Reservatório, no Parque da Pasteleira. No extremo este está na Bonjóia Extensão da Natureza.

A Câmara Municipal já confirmou o regresso da iniciativa “Um Objeto e seus Discursos” à programação do Museu.

Artigo editado por Filipa Silva