Na madrugada desta segunda-feira (6) assinalou-se, no palco da Crypto.com Arena, em Los Angeles, a 65.ª Cerimónia do Grammys Awards – onde se fez história para a comunidade LGBTQ+. A artista alemã Kim Petras foi a primeira mulher transexual assumida a vencer, juntamente com Sam Smith, artista não-binário, o prémio na categoria de Melhor Performance Dueto ou Grupo Pop pelo tema “Unholy”.

Quero agradecer a todas as incríveis lendas transexuais, que abriram as portas antes de mim, para que eu pudesse estar aqui“, discursou Kim Petras durante a cerimónia.

A canção “Unholy” chegou ao topo da “Billboard Hot 100” em outubro de 2022 e está incluída no quarto álbum de estúdio de Sam Smith, “Gloria”. Petras e Smith foram os primeiros artistas publicamente assumidos como transexual e não-binário, respetivamente, a terem uma canção na tabela musical.

Vencedores da Noite

Para além do duo, Beyoncé quebrou recordes ao tornar-se a artista mais galardoada da história dos Grammys, ultrapassando o maestro Georg Solti. Ganhou nas categorias de Melhor Álbum de Dança/Eletrónica, Melhor Gravação de Dança/Eletrónica, Melhor Performance de R&B Tradicional e Melhor Canção R&B. No total, já arrecadou 32 troféus.

De entre os prémios principais, destaca-se o artista britânico Harry Styles, que venceu Álbum do Ano com “Harry’s House”. Lizzo, por sua vez, ganhou a Gravação do Ano por “About Damn Time”. Na categoria de Canção do Ano, Bonnie Raitt levou para casa o prémio pelo tema “Just Like That” e Samara Joy foi considerada Melhor Nova Artista.

Com apresentação do comediante Trevor Noah, a cerimónia contou com atuações musicais de Harry Styles, Lizzo, Bad Bunny, Mary J. Blige, Brandi Carlile, Luke Combs, Steve Lacy e Sam Smith com Kim Petras.

Consulte, abaixo, os principais prémios e vencedores da 65.ª cerimónia. A lista completa das galardoações, juntamente com os nomeados de cada categoria, pode ser consultada no site dos Grammys.

  • Gravação do Ano: “About Damn Time”, de Lizzo
  • Álbum do Ano: “Harry’s House”, de Harry Styles
  • Canção do Ano: “Just Like That”, de Bonnie Raitt
  • Melhor Novo Artista: Samara Joy
  • Melhor Álbum Pop Vocal: “Harry’s House”, de Harry Styles
  • Melhor Performance Pop a Solo: “Easy on Me”, de Adele
  • Melhor Performance Pop de Duo/Grupo: “Unholy” de Sam Smith e Kim Petras

[Artigo atualizado às 14h13 do dia 7 de fevereiro de 2023 com a alteração de “A artista alemã Kim Petras, uma mulher transexual, venceu, juntamente com Sam Smith” para “A artista alemã Kim Petras foi a  primeira mulher transexual assumida a vencer, juntamente com Sam Smith” e a inclusão do termo “assumida” no título.]

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira