2022 foi o ano em que Taylor Swift voltou a bater recordes de 'streams', Bad Bunny fez o primeiro disco em espanhol nomeado para "Álbum do Ano" nos Grammys e Maro venceu o Festival da Canção com pontuação máxima. De tanta boa música que nos chegou aos ouvidos, a equipa do JPN selecionou as dez que considerou serem as melhores das melhores. Ao longo da semana, revelaremos ainda as nossas preferências nos álbuns, filmes e séries estreadas este ano.

10. Tema de Sandra – David Bruno c/ Gisela João

David Bruno aventurou-se no mundo das áudionovelas com “Sangue & Mármore”. Em “Tema de Sandra”, o músico de Vila Nova de Gaia junta-se a Gisela João para descrever a personagem de Sandra Isabel.

O ritmo típico de uma boate dos anos 70, as guitarradas e a voz de fado de Gisela João transformam o tema em algo diferente do que estamos habituados, mas muito fácil de ouvir. David Bruno foi revolucionário naquilo que fez. A música portuguesa precisava disto.

9. Glimpse of us – Joji

“Glimpse of us” é a música mais conhecida do artista Joji. A letra fala da não superação de um amor passado, mesmo depois de se encontrar outro alguém. A narrativa, sincera e autêntica, torna muito fácil a criação de uma relação com a canção.

Logo no início da música, a capacidade vocal expressiva e extraordinária de Joji e o tom mais melancólico do instrumental são suficientes para se perceber o porquê de ser a música que mudou o rumo da carreira do artista (que, não esqueçamos, ficou famoso na internet por gravar vídeos de humor com um fato de licra cor de rosa). Doze dias após ter sido lançada, contava com o surreal número de 85 milhões de plays no Spotify.

8. About Damn Time – Lizzo

“About Damn Time” é mais uma prova da importância atual da rede social TikTok para a descoberta de novos artistas. Lizzo é uma cantora norte-americana, que conseguiu através de diversas partilhas e de uma boa gestão de publicidade, que a sua música se tornasse um dos hits do ano. É um tema que representa um grito de revolta por parte da intérprete sobre os problemas de autoestima e de stresse.

Com uma postura de diva, a voz da canção mostra (a si própria e a nós) que Lizzo consegue vencer o seu mau-estar psíquico, porque bem lá no fundo, não tem razões para se sentir assim. É uma música poderosa e dinâmica que conta já com cerca de 100 milhões de visualizações no Youtube.

7. Lua – Ivandro

“Lua” e “Moça, levaram Ivandro a ser o artista português mais ouvido no Spotify em 2022. Mas foquemo-nos na primeira. O refrão, apesar de repetitivo, serve de base para a canção. E, depois de entrar no ouvido, promete não voltar a sair. “Eu vou levar-te à lua hoje” podia ser o mote para a história de um mero astronauta, contudo, “Lua” é uma carta de agradecimento do artista nascido em Angola à sua companheira.

A produção musical minimalista também assume protagonismo na canção e a guitarra tocada por Tadashi Saito dá a textura necessária e suficiente para complementar na perfeição a voz de Ivandro.

6. Saudade, saudade – Maro

Maro foi uma das mais agradáveis surpresas de 2022. Em março, o tema “Saudade, saudade” catapultou a artista lisboeta para o reconhecimento nacional. Com a pontuação máxima, acabou por vencer o Festival da Canção 2022 com uma sonoridade que transmite tranquilidade e fragilidade.

O tema de Maro fala da perda de um amor profundo que, por mais que tente, é difícil de ultrapassar. A canção tem a capacidade de transportar-nos para outro lugar ao abrigo de um instrumental comovente e minimalista e de uma interpretação que consegue mexer connosco pela sua sinceridade e simplicidade. “Saudade, saudade” é um claro exemplo de que, por vezes, menos é mais.

5. Anti-hero – Taylor Swift

“Anti-Hero” é o primeiro single do décimo álbum de Taylor Swift. Na letra, Taylor assume as maiores inseguranças sobre o futuro, a autoimagem e relacionamentos, não só amorosos, mas familiares também. Apesar do ritmo pop, a canção é a representação dos seus sentimentos mais sombrios e nela se faz referência aos problemas que a fama traz como moeda de troca.

Cómico e upbeat, “Anti-hero” tem, por baixo da aparência pop, uma mensagem mais profunda e importante do que parece.

4. Despechá – Rosalía

“Despechá” tornou-se um sucesso no TikTok, antes de ser oficialmente lançada. Acabou por ser depois partilhada, pela primeira vez, num dos concertos da “Motomami World Tour” de Rosalía e, a partir desse momento, o entusiasmo desmedido dos fãs precipitou o lançamento da música a 10 de agosto.

Rosalía explicou que “há muitas maneiras de estar ‘Despechá’ (“despeitada”, em português). É sobre liberdade e loucura, movendo-se sem resguardos ou arrependimentos. Este é o lugar onde faço música, onde fiz quando comecei e onde continuarei até que Deus diga o contrário”.

A mistura de ritmos é variadíssima. Conseguimos facilmente identificar batidas que nos lembram o pop, reggaeton e algumas referências à música de baile da República Dominicana. A vibe alegre e divertida da música demonstra a verdadeira essência da cantora espanhola. Podemos voltar ao verão?

3. Titi Me Preguntó – Bad Bunny

Bad Bunny é o maior nomes da música latina na atualidade, tendo tido um crescimento no panorama internacional bastante acentuado. O som, ao mesmo tempo familiar e diferente, fez com que “Titi me preguntó” tomasse conta do mainstream.

A faixa 4 do álbum, “Um Verano Sin Ti”, diferencia-se pela forma como alia diferentes géneros musicais: desde o latin trap ao denbow (ritmo dominicano); do estilo eletrónico a diferentes toques da música psicadélica, nunca se desfazendo do seu lado comercial.

O artista costa-riquenho passa a mensagem de que possui namoradas em diferentes partes do mundo, o que contrasta com a forma como a sua família considera que devia viver a vida. No entanto, acaba por revelar que só não ama uma mulher só, porque não consegue. Um tema com muito mais do que se ouve à superfície.

2. Cuff it – Beyoncé

“Cuff it” é um dos maiores sucessos de 2022. Faz parte do mais recente álbum de Beyoncé, “Renaissance”, e, depois de se tornar viral no TikTok, explodiu no mundo do streaming.

A música conquistou o público e o mundo com a energia contagiante resultado da mistura de disco, pop e funk. “Cuff it” é excitante, apetitosa, sexy e intemporal. Tudo isto descreve Beyoncé e a artista que tem mostrado ser ao longo de todos as canções que assinou.

1. As It Was – Harry Styles

“As It Was”, quarta faixa do disco Harry´s House, traz à tona um conceito claro: o regresso do pop dos anos 80 e 90. O uso de uma melodia orelhuda com recurso ao sintetizador é um dos pontos preponderantes e diferenciadores do single. Produzida em colaboração com Tyler Johnson  e Thomas Hull, o tema revela um lado mais intimista do cantor britânico, abordando as dificuldades, em determinados momentos, em saber lidar com a fama ou os problemas que enfrenta na sua vida amorosa.

Com um refrão simples, mas memorável, Styles agitou uma vez mais o panorama musical, com o tema a ficar por 15 semanas consecutivas no primeiro lugar da tabela da Billboard. É assim que, com uma canção, se domina um ano.