Basquetebolista norte-americano dos Lakers está muito próximo de superar o registo histórico de Kareem Abdul-Jabbar como o recordista de pontos da NBA. Marca pode ser batida já esta madrugada, em disputa com os Thunder.

LeBron James pode tornar-se esta noite o jogador mais finalizador da história da NBA. Foto: Erik Drost/ WikiCommons

Os Lakers de LeBron James enfrentam na madrugada desta quarta-feira (8) os Oklahoma City Thunder, em Los Angeles, num jogo onde a expectativa é muito elevada. Se marcar 36 pontos, o basquetebolista de 38 anos ultrapassa o número de 38.387 pontos do pivô Kareem Abdul-Jabbar e torna-se assim (de forma oficial) o maior pontuador de sempre na história da NBA, considerada a principal liga da modalidade.

O camisa 6 dos Lakers, somando os 38.352 pontos da fase regular e os 7.631 pontos dos playoffs, é já o maior pontuador da NBA com 45.983 pontos. Contudo, para efeitos oficiais, a organização apenas contabiliza os registos da primeira fase, de maneira a existir uma igualdade de oportunidades entre todos os jogadores.

Segundo a “Statmuse”, empresa americana especialista em estatística, nos 1.409 jogos da fase regular que disputou ao longo da sua carreira, LeBron James fez 36 ou mais pontos numa partida em 197 ocasiões. Tendo em conta estes dados, a probabilidade do jogador ultrapassar já no próximo jogo a marca de Kareem, ronda os 14%. A título de curiosidade, refira-se que o jogo em que LeBron James mais pontuou remonta a 3 de março de 2014, quando o basquetebolista, por 4 vezes considerado MVP, atingiu os 61 pontos contra os Charlotte Bobcats, numa altura em que ainda atuava pelos Miami Heat.

O impacto do iminente recorde de LeBron na bilheteira do jogo tem sido significativo. De acordo com o site “Vivid Seats”, um portal americano de troca e revenda de ingressos, os bilhetes para o encontro chegam mesmo aos 69.162 dólares (64.592 euros), com os mais baratos a custar 115 dólares (107 euros), no nível superior da arena. 

Com 4 títulos da NBA no currículo, LeBron James conta com uma média por jogo de 30.0 pontos, 8.5 ressaltos e 6.2 assistências, nos 54 jogos disputados até ao momento nesta temporada. Estes números estão muito próximos aos 30.3 pontos, 8.2 ressaltos e 6.2 assistências de média obtidos na época passada. Os Lakers ocupam a 13º posição da conferência Oeste, logo atrás dos Thunder.

O duelo está marcado para às 03:00 horas de Portugal Continental (22h nos EUA) e realiza-se na Crypto.com Arena, casa dos Los Angeles Lakers.