A 16ª edição do Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto regressa à Reitoria nos dias 10, 11 e 12 de maio. Estudantes de licenciatura e mestrado têm a oportunidade de apresentar trabalhos de investigação científica realizados em contexto académico.

Estudantes numa sala à volta de posters

IJUP regressa ao formato presencial, depois de dois condicionado pela pandemia. Foto: NoticiasUP

Nos dias 10, 11 e 12 de maio realiza-se, no edifício da Reitoria, a edição 2023 do Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP). O evento volta a ter um formato inteiramente presencial, depois de em 2021 se ter realizado online e em 2022 num modelo híbrido.

Desde 2008, diz a organização, “que o IJUP disponibiliza um palco onde os estudantes da Universidade do Porto (UP) têm a oportunidade de apresentar e discutir os resultados dos estudos em que participam, no âmbito de projetos de iniciação à investigação e em várias áreas do conhecimento”. O período de submissão de resumos para a edição deste ano já abriu e prolonga-se até dia 14 de março de 2023.

Os participantes do IJUP 2023 são, essencialmente, estudantes de licenciatura (1.º ciclo) e mestrado (2.º ciclo) – incluindo os estudantes internacionais de mobilidade. A participação na convenção da ciência jovem da UP está igualmente aberta a estudantes de outras instituições de ensino superior, desde que a investigação tenha sido realizada em faculdades ou unidades de investigação da universidade portuense.

As pesquisas podem abarcar 29 áreas científicas, que podem ir de Química até Literatura. Depois de submetidos, os trabalhos são revistos por um júri. Aqueles que forem selecionados, são apresentados em formato oral ou através de um poster nos dias do evento.

Uma avaliação final dos projetos é feita por professores e investigadores da universidade, de acordo com a área científica em que se enquadram. No entanto, os jovens que não pretendam apresentar qualquer projeto podem, ainda assim, marcar presença no encontro, devendo inscrever-se até até 27 de abril de 2023.

Promovido pela vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização da UP, o IJUP é “um evento pioneiro em Portugal“, diz a organização. O seu objetivo é dissipar a ideia de que a participação em atividades de investigação científica apenas pode ser feita por investigadores e docentes. Ao longo das 15 dias edições anteriores, já foram apresentados mais de “5 mil estudos científicos por estudantes da Universidade do Porto”.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro