O sueco chegou aos 6,22 metros em Clermont-Ferrand, ultrapassando o último recorde de 6,21 metros, também por si alcançado.

Atleta Duplantis segura a bandeira da suécia

Aos 23 anos, Armand Duplantis é considerado uma das grandes estrelas do desporto mundial. Foto: Frankie Fouganthin/ Wikimedia Commons

Armand Duplantis bateu o recorde de salto com vara ao ar livre pela sexta vez consecutiva, alcançando os 6,22 metros no All Star Vara, em Clermont-Ferrand, nesta sábado (25). À terceira tentativa, o saltador sueco conseguiu este feito e ultrapassou o último recorde da modalidade, também por si conseguido, a 24 de julho de 2022, em Oregon, nos Estados Unidos.

O francês Renaud Lavillenie, anterior recordista, correu para abraçar Duplantis após o feito. Nesta competição ao ar livre de Clermon-Ferrand, o australiano Kuris Marschall ficou em segundo lugar com 5,91 metros e o terceiro lugar foi conseguido pelo holandês Menno Vloon, com a mesma altura.

Duplantis bateu pela primeira vez o recorde mundial a 8 de fevereiro de 2020, quando alcançou os 6,17 metros com que destronou Levillenie. Este, em 2014, fizera 6,16 metros. Na altura, o atleta francês cometeu a proeza de ultrapassar Sergey Bubka, que continua a ser o atleta que mais tempo deteve a melhor marca de sempre na modalidade. Em 1993, Bubka alcançou os 6,14 metros, feito que se manteve imbatível durante mais de vinte anos.


Aos 23 anos, o recordista Duplantis é já considerado uma das maiores estrelas do atletismo internacional, sendo campeão olímpico, mundial e europeu da modalidade salto com vara.

Artigo editado por Miguel Marques Ribeiro