A maior edição de sempre do Campeonato do Mundo de Futebol já conhece as cidades-sede. O pontapé de saída do Mundial 2026 vai ser dado na Cidade do México e o jogo de encerramento será disputado em Nova Iorque. Os encontros vão ter lugar no Canadá, México e Estados Unidos.

A final vai ser disputada no MetLife Stadium, em Nova Iorque, palco habitual de jogos da NFL. Foto: Anthony Quintano/Wikimedia CommonsCC 2.0

A FIFA divulgou, no último domingo (4), a tabela de jogos completa do Mundial de Futebol de 2026. A edição conta com a estreia de um novo formato, que contempla 48 seleções nacionais. No total, a competição vai passar por 16 cidades-sede, distribuídas pelo Canadá, México e Estados Unidos.

O pontapé de saída acontece no Estádio Azteca, na Cidade do México, no dia 11 de junho de 2026, com a seleção mexicana a jogar. O Canadá estreia em Toronto e a seleção dos Estados Unidos joga a sua primeira partida em Los Angeles.

Já a grande decisão acontece no Estádio de Nova Iorque e Nova Jersey, no dia 19 de julho. A decisão do terceiro lugar será no Estádio de Miami, no dia 18. 

https://twitter.com/fifaworldcup_pt/status/1754292644841222583

O novo formato do Mundial FIFA

A próxima edição do principal torneio de seleções do mundo vai ficar marcada pela estreia de um novo formato, com 48 equipas — 16 a mais do que as 32 que disputaram o Mundial do Qatar, em 2022. As equipas serão divididas em 12 grupos de quatro seleções. Os dois primeiros classificados, em conjunto com os oito melhores terceiros, vão apurar-se para os oitavos de final.

Os únicos apurados até aqui são Canadá, México e Estados Unidos, as seleções anfitriãs do torneio. Além delas, a distribuição das vagas para o próximo Mundial contempla 16 equipas da UEFA, nove da CAF, oito da AFC, seis da CONMEBOL, seis da CONCACAF e uma da OFC.

As duas vagas restantes vão ser decididas num torneio de repescagem, onde seis equipas nacionais (uma por confederação, exceto a UEFA) e uma equipa adicional da CONCACAF discutem a sua participação no Mundial. A escolha das equipas por confederação vai ser feita de acordo com a classificação no ranking da FIFA.

As cidades-sede do Mundial FIFA

Dividido por três países, o Mundial de 2026 envolve 16 cidades que vão receber 104 jogos a disputar pelas principais seleções do mundo. As sedes foram dividas pela FIFA em região oeste, central e leste.

  • Região Oeste: Vancouver, Seattle, San Francisco Bay Area e Los Angeles;
  • Região Central: Guadalajara, Cidade do México, Monterrey, Houston, Dallas e Kansas City;
  • Região Leste: Atlanta, Miami, Toronto, Boston, Philadelphia e New York/New Jersey.

Um resumo do novo formato do Mundial FIFA 2026

  • Canadá, México e Estados Unidos, as seleções anfitriãs, vão ter jogos inaugurais da fase de grupos nos respetivos países; 
  • Dallas será a cidade que receberá mais partidas do Mundial 2026, com nove encontros, sendo um deles nas meias-finais;
  • A tabela de jogos foi pensada em zonas para reduzir as viagens e, assim, garantir três dias de descanso para todas as seleções.

Editado por Filipa Silva