O candidato do Partido Socialista, Francisco Assis, marcou presença, esta quarta-feira (14), na Reitoria da Universidade do Porto e no Instituto Politécnico do Porto (IPP) com o objetivo de "conhecer melhor" as questões que preocupam o setor.

Francisco Assis é o cabeça de lista pelo PS no Porto. Foto: Beatriz Amorim/JPN

Francisco Assis esteve, esta quarta-feira (14), na Reitoria da Universidade do Porto para reunir com o Reitor, António Sousa Pereira, depois de ter visitado, no mesmo dia, o Instituto Politécnico do Porto (IPP). O cabeça de lista do Partido Socialista pelo círculo eleitoral do Porto quis apresentar-se e “conhecer melhor as questões que se colocam hoje à Universidade”, disse em declarações ao JPN antes de entrar para a reunião.

No que diz respeito ao ensino superior na cidade Invicta, o candidato considera que há que seguir o caminho percorrido até ao momento, uma vez que a Universidade do Porto se tem vindo a afirmar no quadro internacional, destaca, e que “não há nenhuma universidade superior à Universidade do Porto”.

O candidato à Assembleia da República garante que o partido – no poder desde 2015 – acompanhará as solicitações que possam vir a ser colocadas, principalmente no que toca à valorização do ensino superior e do acesso, tentando facilitar o processo sobretudo para aqueles “que por razões de ordem económica possam eventualmente ter alguma dificuldade”, afirmou.

O candidato pelo círculo eleitoral do Porto, até este ano presidente do Conselho Económico e Social, referiu ainda que as grandes preocupações residem no facto de “o país precisar de dar um grande salto ainda em termos económicos” e de “prosseguir com o esforço de qualificação” que, segundo Francisco Assis, é um “esforço bem-sucedido” e que se tem vindo a refletir na sociedade portuguesa. Para além disso, acrescenta que “é preciso agora acelerar a transformação do tecido económico e a região do Porto é uma região fortíssima nesse domínio”.

Por último, o socialista aponta que “é preciso apostar também no investimento público”. Como são exemplo os “investimentos na ferrovia, no TGV e na linha de alta velocidade de Lisboa-Porto-Vigo” para que esta possa vir a ser a “primeira opção de internacionalização de alta velocidade”. Assis acrescenta também que é necessária uma reestruturação e reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), das escolas públicas e todos os serviços do Estado, que “têm de ser devidamente modernizados”.

As eleições legislativas antecipadas, provocadas pela queda do Governo liderado por António Costa em novembro, realizam-se a 10 de março.

Editado por Filipa Silva