A linha 404 vai fazer a ligação entre o Terminal Intermodal de Campanhã e o Hospital de São João. Já a linha 2M vai cobrir um percurso entre os Aliados e Hospital de São João.

Novas linhas servem para responder à grande afluência de passageiros que “chegam e partem do Terminal Intermodal de Campanhã”. Foto: Luís Silva/Flickr

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciou que, na próxima segunda-feira, 18 de março, entram em funcionamento duas novas linhas de autocarro da STCP.

Para responder à grande afluência de passageiros que “chegam e partem do Terminal Intermodal de Campanhã (TIC)” e do Polo Universitário da Asprela, a nova linha 404 vai fazer a ligação entre o TIC e o Hospital de São João, entre as 6h00 e as 00h30. Em comunicado, a STCP afirma que “o Terminal Intermodal de Campanha passa, assim, a contar com o apoio da operação STCP, sete dias por semana, 24 horas por dia”.

Já a linha 2M, incluída na Rede da Madrugada, vai fazer a ligação entre os Aliados e o Hospital de São João, passando pela Avenida Boavista e pela Circunvalação. A nova linha vai retomar o percurso que existia até 2011 e vai cobrir o espaço “entre a Rotunda AEP e o Hospital de São João, que deixa de ser abrangido pela linha 9M“.

Para além da criação das duas novas linhas, a STCP vai reajustar o percurso noutras quatro. A linha 9M, que vai passar a ligar os Aliados ao centro de Gondomar durante a madrugada, “deixa de percorrer a Circunvalação”. Este troço do percurso passa a ser assegurado pela linha 2M.

Também a linha 13M (Aldoar – Matosinhos) vai sofrer alterações com o aparecimento da linha 2M, nomeadamente “junto à Rotunda AEP”, e vai passar a efetuar a ligação pela Rua do Lidador.

Com a entrada da linha 404, as linhas 300  (Circular Aliados – Hospital S. João) e 301 (Circular Praça – Hospital S. João) também vão sofrer alterações, passando a reforçar a mobilidade na Batalha e na Igreja da Areosa. “A linha 300 passa a ligar a Cordoaria à Batalha, aproximando-se do Terminal das Camélias, passando a existir uma ligação direta entre o Hospital de São João e a Batalha, via Av. Fernão de Magalhães”, pode ler-se no comunicado.
Editado por Inês Pinto Pereira