Foi a sensação do dia na Taça da Liga: o Fátima, clube que este ano subiu à Liga Vitalis, não só eliminou o favorito FC Porto, como ainda podia ter vencido sem o recurso às grandes penalidades. Os donos da casa foram superiores aos campeões nacionais em todos os periodos de jogo e fizeram por merecer este prémio. No final dos 90 minutos, o empate a zero era um bom resultado para os dragões.

A decisão foi então adiada para as grandes penalidades. E, se do lado do Fátima todos tiveram tranquilidade na hora de marcar, já dois jogadores do Porto acabaram por condenar a equipa na Taça da Liga. Mariano e Lino falharam e Porto perdeu por 4-2. No final do jogo, Jesulado Ferreira não escondeu o sentimento de vergonha pela eliminação precoce nesta nova competição.

Benfica e Sporting passam, mas só nos penaltis

Foi mau demais aquilo que se passou na Reboleira. A começar pela exibição das duas equipas, sobretudo a do Benfica, mas também pela arbitragem. Num jogo péssimo, o Estrela adiantou-se no marcador aos 34 minutos. Mauricio disparou uma “bomba” do meio da rua e Butt estava batido. Na primeira parte, mais nada, algo que se aplica também à segunda metade do encontro.

Aos 90 minutos de jogo o Benfica continuava a perder por 1-0. Mas de repente, tudo mudou. O auxiliar de Duarte Gomes viu uma “mão fantasma” de Wagnão dentro da área e mandou assinalar grande penalidade. Ninguém percebeu, mas Freddy Adu empatou o jogo e “mandou” o jogo para as grandes penalidades. Aí, o Benfica foi mais feliz e venceu por 5-4.

Penaltis também em Guimarães

No D. Afonso Henriques, Vitória e Sporting não marcaram golos no tempo regulamentar e decidiram tudo a partir da marca de 11 metros. E foram precisas 13 grandes penalidades para se conhecer um vencedor. João Alves, emprestado pelos leões aos vimaranenses, falhou o derradeiro penalti e o Sporting acabou por sair vitorioso da cidade berço.

Liga Vitalis em força na Taça da Liga

Nos outros jogos desta 3ª eliminatória, Penafiel, Beira-Mar e Portimonense, aos quais se junta o Fátima, mostraram que a Liga Vitalis está em peso nesta Taça da Liga. Em Penafiel, o Nacional foi derrotado por 1-0. Os “europeus” Paços e Belenenses foram batidos por Beira-Mar e Portimonense, respectivamente. No outro jogo que opôs duas equipas da Liga Bwin, o Leiria foi ao Estádio do Mar vencer o Leixões por 2-0.

O sorteio da próxima eliminatória, que vai ser disputada a duas mãos, realiza-se esta sexta-feira.