A maioria das mulheres portuguesas com cancro da mama desconhece os vários tipos de cancro e os tratamentos mais recentes.

Nove em cada 10 mulheres não sabe que existem vários tipos de cancro da mama, revela um estudo apresentado esta terça-feira pela Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM). 89% das inquiridas desconhece o tipo de cancro mais agressivo, o HER2 positivo.

A amostra deste estudo incidiu sobre 200 mulheres em fase de tratamento do cancro da mama. Apesar de 87% das inquiridas saber que existem tratamentos adequados a cada tipo de cancro e não uma abordagem comum a todos os tipos, a maioria desconhece as recentes descobertas nessa área.

A maioria das inquiridas nomeou apenas os tratamentos “tradicionais”, como a quimioterapia, a radioterapia ou a cirurgia. Só 34% das mulheres com cancro soube identificar os anticorpos monoclonais como um dos tratamentos mais recentes.

“As mulheres portuguesas com cancro da mama gostariam de ter acesso a mais informações sobre a doença, nomeadamente as probabilidades de cura (48%), os tratamentos disponíveis (44,5%), os locais ideais para esclarecer dúvidas (40,5%) e os tipos de cancro existentes (29,5%)”, lê-se nas conclusões do estudo.

Com base nas conclusões deste estudo vai ser lançada a campanha “Pense Cor-de-Rosa” para sensibilizar as mulheres para o cancro da mama e fornecer à população um leque mais vasto de informação. Esta acção de sensibilização vai desenvolver-se ao longo de 2008.