De 7 de Março a 20 de Junho, a cidade do Porto recebe o projecto “Arte de Viver”, uma parceria da Associação Orágá com o programa Juventude em Acção.

Despertar os sentidos de solidariedade e cidadania e aumentar a autonomia e a qualidade de vida dos jovens são o principal objectivo do projecto.

Soraia Taipa é uma das criadoras e afirma que esta é uma forma de combater a exclusão. “Queremos tentar fazer com que jovens que têm menos possibilidades possam encontrar cada vez mais outras formas de viveram a sua vida”, diz ao JPN.

O que é a Juventude em Acção?

O programa Juventude em Acção (Youth in Action) é um projecto da União Europeia, que tem o objectivo de despertar a cidadania, a solidariedade e a tolerância entre os jovens europeus. O projecto pretende motivar a mobilidade nas fronteiras europeias e combater a exclusão.

Ao longo de quatro meses, todos os jovens, entre os 15 e os 30 anos, podem participar em debates, encontros e, deste modo, relacionar-se de forma mais activa com as suas comunidades.

Apesar de ter fim marcado para Junho, a iniciativa promete não ficar por aqui. “No final da iniciativa pretendemos juntar-nos com as pessoas que se foram aproximando de nós e desenvolver um novo projecto. O “Arte de Viver” é para ter continuidade”, afirma Soraia Taipa.

No próximo dia 7 de Março, a Praça Marquês de Pombal recebe a primeira de treze acções da iniciativa: um círculo de percussão.