Esta quinta-feira comemora-se o Dia do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto). Todos os anos, o IPATIMUP celebra o seu aniversário no mês de Abril. A escolha do dia 21 para celebrar os 22 anos do instituto prende-se com o facto de ser o Dia Nacional do Brasil e o IPATIMUP pretender homenagear, este ano, a comunidade científica brasileira.

O Brasil é um dos países que mais colabora com o instituto português, nomeadamente nas áreas da oncobiologia, patologia, genética populacional e da medicina molecular, conforme adianta ao JPN, Ana Sofia Silva, gestora do IPATIMUP.

As comemorações do dia do IPATIMUP começam às 16h00 e englobam uma conferência de Sérgio Pena sobre a formação e estrutura do Povo Brasileiro e outra de Ventura Santos acerca das pesquisas sobre diversidade biológica humana e construção da identidade nacional brasileira a partir do século XIX.

O IPATIMUP vai, também, homenagear Marcello Franco, com a atribuição do diploma de cidadão honorário do Porto – Cidade da Ciência. “O professor tem colaborado estritamente com o IPATIMUP há muitos anos”, sobretudo no ramo das patologias, afirma Ana Sofia Silva.

O encerramento das comemorações vai estar a cargo do Reitor da Universidade do Porto, Marques dos Santos.