Andar de bicicleta no Porto parece ser um pesadelo. Este é o mito que a organização do Oporto Cycle Chic vem tentando desmistificar. O conceito, importado na Dinamarca, parece em tudo igual ao simples passeio de domingo pelas ruas da cidade. Mas é aí que o Oporto Cycle Chic inova. O objetivo é só um: pedalar com “pinta”.

Desengane-se quem vem ver ciclistas com vestuário desportivo. De acordo com João Lopes Cardoso, da equipa Oporto Cycle Chic, o objetivo é precisamente o contrário.”Levar bicicleta, levar a família e amigos e não levar lycras”, esta é a máxima do evento, defende o ciclista.

O primeiro percurso já tem destino e passa pela Foz, à semelhança do que aconteceu em abril de 2011. O evento é gratuito e só é preciso levar bicicleta. Este sábado, 24 de março, pelas 15h00, a equipa Cycle Chic tem encontro marcado na rua Coronel Raúl Peres, junto à loja anfitriã deste evento, a Douro Bike. Tudo o que os participantes têm de fazer é pedalar entre a Foz e a rotunda da Anémona.

O comércio local junta-se à iniciativa

Além de dar a conhecer a Invicta, o Cycle Chic Weekend promete unir a cidade, os moradores e o comércio local num só evento. Os passeios organizados por esta equipa são feitos em parceria com três lojas de bicicletas da zona. As lojas Velo Culture (Matosinhos), Douro Bike (Foz) e Bike Tech (Gaia) uniram-se à organização do Cycle Chic Weekend. Todas as famílias estão convidadas. Míudos e graúdos são bem-vindos. “A vontade é que qualquer faixa etária possa participar”, reitera João Lopes Cardoso.

Além do comércio local, também estão a ser feitos contactos para a Câmara Municipal do Porto se associar ao evento num futuro próximo. “É um nicho de mercado que a própria Câmara do Porto ainda não tinha desenvolvido em pleno e, por isso, tem a vontade e todo o interesse em que isso vá para a frente”, refere João Lopes Cardoso. Com ou sem participação da autarquia, os primeiros passeio estão marcados. No terceiro sábado de cada mês é só vestir a “roupa domingo” e pedalar pelo Porto.