Uma tocante história de amor interpretada por Humphrey Bogart (no papel de Rick Blaine e eleito a maior estrela do cinema norte-americano), Ingrid Bergman (como Ilsa Lund Laszlo) e Paul Henreid (como Victor Laszlo), “Casablanca” conquistou críticos e continua a conquistar públicos de uma forma inigualável na história do cinema. Mas, na altura, para convencer Paul Henreid a assinar o contrato, foi necessário fazer um acordo que estabelecia que o nome dele apareceria nos créditos iniciais do filme, junto com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, assim como no destaque dos cartazes promocionais do filme.

Vencedor de três óscares dois anos depois da estreia, entre eles o de melhor filme, “Casablanca” chegou às telas em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. As gravações do filme ocorreram de 25 de maio a 3 de agosto e o filme foi rodado nos estúdios da Warner Brothers, com exceção da cena inicial do aeroporto (no aeroporto Van Nuys, em Los Angeles) e do clip montado com cenas reais de Paris que aparecem no flashback. A data de estreia estava ainda prevista para junho de 1943 mas, em novembro de 1942, os Aliados desembarcaram no norte de África, libertando a verdadeira Casablanca. Assim, decidiram lançar o filme imediatamente.

Para os mais curiosos, o título do filme, que agora comemora 70 anos, resume-se a apenas uma palavra porque, em 1938, um outro filme gravado num ambiente exótico fizera sucesso com o título “Argélia”. Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos, “Casablanca” foi adaptado da peça “Everybody Comes to Rick’s”, de Murray Burnett e Joan Aliso.

Com realização de Michael Curtiz, conta a história da realidade em que se estreou, a tensão e o medo que se vivia no mundo durante a guerra, aliada à protagonização, por Rick e Ilsa, de um romance invejável, imortalizado por uma das mais belas músicas feitas para um filme – “As Time Goes By“, interpretada por Sam (Dooley Wilson) e sempre associada à célebre frase de Rick Blaine: “Play it, Sam”.

Para celebrar o 70.º aniversário, a Warner apostou no lançamento de um Blu-Ray comemorativo, uma edição especial que conterá documentários inéditos, como “Michael Curtiz: O Melhor Diretor Desconhecido” e “Casablanca: Um Clássico Improvável”, e deverá estar disponível nas lojas a partir desta quinta-feira.

A empresa vai, ainda, exibir o filme hoje, via streaming, entre as 11h00 e as 23h00, na página oficial do filme no Facebook. A exibição inclui uma versão digital do guião e algumas fotos raras, mas só estará disponível apena para os membros registados nos Estados Unidos a América.

Por cá, ficamos com o trailer, porque “we’ll always have Casablanca”, tal como Rick e Ilsa terão sempre Paris.