O Centro Oficial de Recolha de Animais no Ecocentro de Gondomar destina-se a alojar animais capturados na via pública, nomeadamente, cães e gatos vadios e abandonados. São também recolhidos nestas instalações animais por vontade expressa do seu proprietário.

A médica veterinária municipal é responsável pelo Centro Oficial de Recolha e são os próprios funcionários do Ecocentro que alimentam e garantem as condições de higiene dos animais, de forma voluntária.

Qualquer pessoa que se sinta capaz de cuidar de um “amigo” de quatro patas e tenha alojamento apropriado, pode adotar. O processo é simples: ir até ao centro de recolha, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h, e preencher um pequeno formulário.

A iniciativa da criação de um canil nas instalações do Ecocentro é da Câmara de Gondomar e pretende, com isto, acabar com o abandono dos animais na estrada. A guarda temporária de animais errantes contribui para a prevenção da agressão, disseminação de doenças parasitárias, infecciosas, e outras a pessoas e animais.

Este centro existe desde 2002 e anualmente acolhe mais de 800 cães e 50 gatos.

A amizade criada entre os funcionários do Ecocentro e os animais é incontestável. “A Missy  já está aqui há cinco anos e é velhinha, já não está para adoção. É a mascote da casa”, diz um dos funcionários responsáveis pelo tratamento diário dos animais. Mas não é só a Missy que está no canil. Vários animais – a maioria cães – continua à espera de um dono.