Na apresentação da sétima edição do festival Porta-Jazz, que decorreu esta quinta-feira no Teatro Rivoli, a Câmara Municipal do Porto anunciou um aumento no apoio concedido ao evento para quase o dobro do atribuído no ano passado.

Como explicou Guilherme Blanc, adjunto no pelouro da Cultura, “o ano passado houve apoio direto de cinco mil euros. Este ano exploramos um modelo misto”. Além de atribuir mais três mil euros do que em 2015, há lugar a partilha de receitas de bilheteira “em que grande parte fica para a organização”, declarou o responsável.

A Câmara do Porto assume a vontade de contribuir para o crescimento do festival. O apoio recebido é destacado por João Pedro Brandão, cofundador da Associação Porta-Jazz, que o considerou fundamental.

O Teatro Rivoli acolhe o evento pela segunda vez, numa decisão que Guilherme Blanc justifica com o sucesso do projeto-piloto realizado em 2015 e com a “longa tradição [do jazz] na cidade”.

Para além da questão do financiamento, o festival Porta-Jaz apresenta uma novidade em termos programáticos: o +Bónus que incluiu concertos e oficinas fora do Rivoli. “Haverá concerto do trio de Abé Rabade na FEUP, de Mário Santos ‘Bloco A4’ que convida Nguyên Le [no Passos Manuel]” e ainda “um encontro de escolas de jazz no conservatório e uma série de oficinas.”

Neste espaço, destaque para  três projetos ligados ao braço editorial da associação: Miguel Ângelo Quarteto, MAP e Grilo e a Longifolia e três encomendas feitas pelo festival para três novas criações.

Como explicou João Pedro Brandão: “Desafiamos o Mané Fernandes, que convidou o Nick Jurd & Edward Richardson que são ingleses muito ativos na cena jazz, funk e alternativa inglesa.” O desafio foi também colocado ao contrabaixista argentino Demian Cabaud “um dos músicos mais ativos na cena portuguesa e que convidou quatro excelentes músicos para um concerto novo”.

A fechar o festival, o Coreto Porta-Jazz vai contar com Torbjörn Zetterberg “um dos músicos mais sólidos da cena jazzística sueca” nas palavras de João Pedro Brandão e que traz música arranjada e escrita especialmente para o evento.

Toda a programação pode ser consulta no site do evento.