O PAN-Pessoas-Animais-Natureza vê como “positivo” o facto da Câmara Municipal do Porto ter avançado novos dados “mais concretos” sobre a natureza e a localização do futuro canil municipal, batizado de Centro de Recolha Oficial.

Bebiana Cunha, porta-voz do partido, refere, no entanto, que “é de lamentar que este projeto, ao longo de quatro anos ainda não tenha saído do papel” e acusa a autarquia de continuar “a sua política de abate e de manutenção dos animais num local decrépito”.

A responsável, que esteve presente na reunião que o partido manteve com a autarquia em maio passado sobre as condições do atual canil, aponta ainda o dedo à autarquia por alegadamente não ter sido “capaz de lidar” com um “recente surto de esgana” que terá ocorrido nas atuais instalações do canil, situadas na Rua de São Dinis.

Questionada pelo JPN sobre estas críticas, a Câmara do Porto responde que “não comenta comentários do PAN”.

Trabalhar com as associações

A força política que em 2015 elegeu o seu primeiro deputado à Assembleia da República, André Silva, deixa ainda um conjunto de recomendações à CMP.

Entre elas, pede-se que seja permitido o voliuntariado no futuro Centro Oficial de Recolha, “situação que é há muito ambicionada por muitos cidadãos e cidadãs do município”, referem.

Desejam ainda que o novo centro seja capaz de receber outros animais negligenciados, além de cães e gatos, dando como exemplo ovelhas e cavalos.

Um trabalho próximo das associações de proteção animal e a georeferenciação das colónias de animais na cidade são também aspetos destacados.

A Câmara do Porto anunciou, este mês, através do seu jornal impresso “Porto.”, que o futuro Centro de Recolha Oficial vai ser instalado nos terrenos do atual Viveiro Municipal. A obra deve arrancar no segundo semestre deste ano e tem um investimento previsto de 1,5 milhões de euros.

De acordo com a autarquia, o futuro espaço, além de mais do dobro das boxes (de 94 para 220), terá condições para receber animais de quarentena que ali cheguem por indicação da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, bem como outras espécies.