A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai implementar alterações nos horários e nas frequências da sua operação regular, a partir desta segunda-feira, dia 23 de março.

Estas medidas foram tomadas devido ao número reduzido de passageiros que a empresa de transportes públicos tem vindo a contabilizar depois das medidas para conter a propagação do surto do novo coronavírus.

Por esta razão, todos os autocarros da STCP vão começar a funcionar com o horário de “sábado”. Há, contudo, cinco exceções, relativas a linhas que, habitualmente, não têm serviço no sábado à tarde.

As linhas 207 (Campanhã-Mercado Foz), 302 (Circular Aliados-Damião de Góis), 303 (Circular Praça da Liberdade-Constituição) e 804 (Hospital São João-Pedro da Cova), a partir desta semana vão funcionar até às 20h00. Também a linha 907 (Boavista-Vila d’Este) vai ser reforçada entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, nas horas de ponta.

Nenhuma destas linhas vai ter qualquer alteração aos sábados.

Relativamente ao domingo e aos feriados não houve mudanças nos horários, informou a empresa na quinta-feira.

Adicionalmente, a empresa vai acrescentar viaturas de grande capacidade, nas linhas que há probabilidade de atingir lotação próxima dos máximos definidos em determinadas viagens (um terço de lotação dos autocarros)

Todas estas novas alterações impostas pela STCP têm como intuito: reduzir o transbordo de passageiros, garantindo um serviço melhor, mas essencialmente para ir ao encontro das necessidades que muitos clientes têm.

Com as alterações introduzidas, a STCP procede assim a uma “redução de cerca de 40% na oferta”, para não só garantir o serviço de transportes públicos durante o período de combate ao novo vírus, mas também para certificar que é cumprido o distanciamento desejado entre os passageiros. Com todos os avisos por parte da Direção-Geral da Saúde, a procura pelos transportes públicos tem sido mais reduzida.

As medidas enquadram-se no Plano de Convergência para Pandemias da empresa, adequado ao atual surto, de forma a garantir a proteção não só dos passageiros, mas também dos trabalhadores.

A STCP pede também que todas as viagens a ser feitas, sejam só por necessidade extrema de forma a facilitar o bem-estar de todos.

Todas as informações acerca dos novos horários, vão estar disponíveis nos locais habituais, nas paragens de autocarros, no interior dos autocarros e na plataforma digital da STCP com o objetivo de reduzir o tempo de espera pelas viagens pretendidas.

Outras medidas já tinham sido implementadas pela empresa no início da semana, mesmo assim os serviços vão ter continuidade, mas serão mais restritos.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo atuualizado às 11h47 do dia 23 de março de 2020 com a informação relativa às cinco linhas de autocarro que sofrem alterações adicionais às impostas a toda a operação da STCP.