A nova temporada de La Casa de Papel estreou esta sexta-feira (03), a nível mundial, na Netflix. A série espanhola regressa aos ecrãs por mais oito episódios, que têm por base uma guerra aberta entre os assaltantes e a polícia. O final da terceira temporada deixou os espectadores sem unhas para roer e com muitas dúvidas por responder.

Nairobi, que foi baleada no peito, vai sobreviver? O que significa esta guerra autorizada pelo Professor? O que vai acontecer a Lisboa, que foi levada pela polícia? A relação de Denver e de Estocolmo vai sobreviver? O grupo de assaltantes parece estar metido numa grande alhada e a grande questão impõe-se: será que vão conseguir escapar (vivos) do Banco de Espanha?

A série, inicialmente exibida em Espanha em 2017, foi transmitida no final desse mesmo ano na plataforma de streaming Netflix, e obteve uma popularidade inesperada. Até hoje, é uma das séries mais vistas na plataforma. O programa, que estava apenas previsto por duas temporadas, foi renovado em mais duas partes, o que deixou muitos seguidores em dúvida. Uma vez que o assalto à Casa Nacional da Moeda foi bem-sucedido e o grupo escapou, será que ainda havia material para trabalhar?

Todas as dúvidas sobre o possível desenrolar da história foram respondidas na terceira temporada, que deixou os fãs a desejarem mais. A Netflix, disponibilizou o trailer da quarta parte, que agora estreia, no início de março, e as teorias sobre o que se segue não faltam.

Já passou muito tempo, o que é que aconteceu na temporada anterior?

Com Rio capturado e torturado pela polícia espanhola, o grupo decide voltar a juntar-se para criar muito barulho e confusão nas ruas de Madrid. Desta vez, a ação desenrola-se no Banco de Espanha. O plano é recuperar Rio e roubar 90 toneladas ouro. Mas nem tudo, ou melhor, nada corre como o esperado.

Ao longo dos episódios, além de apreciarmos as constantes negociações entre o Professor e a nova negociadora, Alicia Sierra, descobrimos também que Berlim, que aparece através de flashbacks, tinha uma namorada chamada Tatiana, que estava informada acerca do plano dos dois roubos. Entretanto, já com Rio junto dos seus colegas e dentro do Banco de Espanha, as tensões acentuam-se quando o grupo entra novamente em conflito. O novo membro, Palermo, causa recorrentes discussões devido às suas atitudes, papel que previamente pertencia a Berlim.

No último episódio da temporada dá-se a apoteose. O esquema do Professor em distrair os polícias, ao dar a ideia de que os assaltantes estariam a escapar, dá para o torto e este vê-se obrigado a fugir às autoridades com Lisboa. Os dois vêem-se obrigados a seguir caminhos diferentes e Lisboa esconde-se numa capoeira. Contudo, consegue falar por telemóvel com o Professor, mas a conversa é curta porque Lisboa acaba por ser descoberta pela polícia e capturada. A polícia engana o professor ao disparar uma arma, dando a imagem de que Lisboa tinha sido morta, o que afeta visivelmente o mestre do assalto.

Enquanto isso, no Banco de Espanha a situação complica-se e as atenções são desviadas para Nairobi. A negociadora, Alicia Sierra, atrai Nairobi para a janela do banco ao trazer consigo o filho da assaltante e, enquanto passa por um momento de vulnerabilidade ao ver o seu filho, é baleada no peito.

O grupo ocupa-se de tentar salvar a vida de Nairobi e a polícia planeia invadir o Banco de Espanha. Porém, como o Professor acredita que Lisboa está morta, dá autorização para os assaltantes entrarem em guerra com a polícia. O episódio termina com Tokio e Rio a explodirem os dois tanques das autoridades que iam entrar no banco, ao som do famoso instrumental da banda sonora “Bella Chiao”, hino dos assantantes.

“Estão por vossa conta”

Agora que recordámos o que aconteceu na temporada passada, o que podemos esperar destes oito novos episódios? Com o professor de luto, devido à alegada morte de Lisboa e, ao mesmo tempo, a tentar escapar à polícia, o grupo de assaltantes vê-se obrigado a resolver, por conta própria, todos os problemas.

Explosões, tiros, confrontos, fumo e ansiedade é algo com que podemos contar, como se pode ver no trailer. O melhor é estar preparado para a possibilidade de Nairobi ainda estar viva. Contudo, como tem de ser o grupo a “meter as mãos na massa” e cuidar da colega, que muito provavelmente precisa de ser operada, nada é certo. Por outro lado, entregue à polícia, Lisboa tem um dilema em mãos: ou desvenda o plano dos assaltantes e ajuda a capturá-los, e em troca pode sair em liberdade, ou fica perante uma pena de prisão de 30 anos. A escolha não é fácil, e Raquel tem ainda que olhar pela sua mãe e pela sua filha.

Há uma outra personagem que se vai juntar ao plano de ação principal, mas do lado da polícia: Gandia é o Chefe da Segurança do Banco de Espanha e estava aprisionado dentro do edifício, mas acaba por conseguir libertar-se e sorrateiramente entra em contacto com a polícia. Além de desligar as câmaras de segurança do banco, a que o Professor tinha acesso, a personagem parece conseguir torturar Tokio numa das salas da edificação, pelo que mostram as imagens do trailer.  

As surpresas ainda não acabaram. Berlim faz uma nova aparição na quarta temporada, presumivelmente através de flashbacks. As teorias de que a personagem poderá “voltar dos mortos” circulam a grande velocidade na internet, e a ânsia para descobrir o que vai acontecer é enorme.

Os novos episódios de La Casa de Papel já estão disponíveis na Netflix. Em tempos de pandemia da COVID-19, milhares de pessoas já expressaram felicidade por encontrarem uma nova distração para permanecer em casa e acompanhar a temporada que estreou nesta sexta-feira (03).

Artigo editado por Filipa Silva.