Dos 13.280 inscritos para o voto antecipado em mobilidade no município do Porto, 8.738 exerceram o direito de voto este domingo, adiantou a autarquia ao JPN. A taxa de participação na Invicta foi, assim, de 66%.

Um valor bastante abaixo do registado nas Legislativas de 2019 – quando a taxa de participação no voto antecipado terá rondado os 90% – e abaixo também da média nacional que ronda os 80%.

A autarquia teve 22 mesas de voto em funcionamento no Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Cãmara Municipal do Porto, na Rua de Alves Redol. Mais do que as 16 recomendadas pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, fez notar a autarquia, mas menos do que as 50 que teve em funcionamento nas últimas Legislativas.

Nessa altura, ressalva a CMP, todos os inscritos no voto antecipado do distrito do Porto tiveram de vir votar à Invicta, sendo que, este domingo, o conjunto dos concelhos do distrito tinha mais de 50 mesas em funcionamento, mas em 2019 houve cerca de 9 mil inscritos em todo o distrito do Porto, quando nestas Presidenciais foram mais de 13 mil os que se inscreveram para votar só no concelho do Porto.

Aos jornalistas presentes no local de voto, o diretor municipal da Presidência, Adolfo Sousa, explicou também que a logística exigida pelo cumprimento das normas de segurança, associadas ao contexto pandémico, implicou restrições de espaço. “Antes da pandemia cada pavilhão destes levava 20 mesas de voto, e neste momento só tem 10, porque temos de aumentar os espaços entre as pessoas e entre as mesas”, referiu em declarações registadas pelo site da autarquia. Resta saber se teria sido possível ter outro local montado para o efeito.

Gaia, Matosinhos e Gondomar

Se, no Porto, um em cada três inscritos no voto antecipado em mobilidade não chegou a votar, em Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Gondomar esse valor foi, aproximadamente, de um em cada quatro.

Em Gaia, pelas 17 mesas instaladas na Escola Secundária Almeida Garrett passaram 6.246 eleitores dos 8.395 inscritos. A taxa de participação foi de 74%, indicou a autarquia ao JPN.

Em Matosinhos, votaram 5.836 eleitores dos 7.593 que estavam inscritos. Na Escola Secundária Augusto Gomes foram montadas 15 mesas de voto. A taxa de participação foi de 77%.

Em Gondomar, a participação também foi dessa ordem. 77%. Dos 3.205 inscritos votaram 2.456 na Escola Básica 2/3 de Júlio Dinis, em São Cosme.

Contactado pelo JPN, o Ministério da Administração Interna (MAI) informou que nos 308 concelhos do país votaram perto de 198 mil eleitores, o que corresponde a uma taxa de participação de 80%.

Recordes e filas de espera

O voto antecipado em mobilidade foi flexibilizado nas Eleições Presidenciais em curso, com o objetivo de evitar a concentração dos eleitores no dia do escrutínio, marcado para domingo, dia 24 de janeiro.

Por um lado, a modalidade de voto passou a ser possível para todos os eleitores interessados, sem necessidade de uma justificação, apenas de inscrição prévia. E em vez de terem de se deslocar à capital do distrito, os eleitores puderam escolher o município onde queriam votar antecipadamente.

Resultado: 246 mil eleitores manifestaram a sua intenção de escolher o próximo Presidente da República já este domingo (17) – muitos mais do que os cerca de 56 mil inscritos nesta modalidade nas Legislativas de 2019 -, mas muitos, sobretudo nos grandes centros urbanos, encontraram longas filas à entrada dos locais de voto – contrariando a desconcentração desejada – e tempos de espera que, em muitos casos, superou uma hora.

A propósito, o primeiro-ministro, António Costa, considerou que “correu bem” o voto antecipado dada a “elevada participação” dos cidadãos, atirando para os municípios responsabilidades pelo que não correu bem. “Foi muito variado”, comentou na conferência de imprensa dada ao final da tarde desta segunda-feira, depois de um Conselho de Ministros extraordinário. “Houve concelhos com uma excelente organização, onde foi possível votar de uma forma fluida, e houve outros concelhos onde manifestamente houve uma má organização e isso implicou longos períodos de espera”, comentou.

A Comissão Nacional de Eleições, que ontem admitiu à Lusa ter recebido várias reclamações, reitera na sua página oficial que todas as pessoas que se inscreveram para o voto antecipado e que não exerceram esse direito este domingo, podem votar no dia 24 de janeiro, sem necessitar de qualquer justificação.

Artigo atualizado às 11h48 do dia 20 de janeiro de 2020 com o número final de votantes do Porto e os dados relativos ao concelho de Gondomar.

Artigo atualizado pela última vez às 17h18 do dia 21 de janeiro com o número nacional de votantes correspondente aos 308 concelhos do país.