Foi em 1997 que se iniciou a viagem de Luffy, um homem de borracha que sonha tornar-se o Rei dos Piratas. Uma aventura que segundo o seu autor, Eiichiro Oda, deveria durar por volta de quatro ou cinco anos, completará este ano o seu 24.º aniversário e atingiu recentemente a marca notável do capítulo número mil.

Este feito foi assinalado internacionalmente, até no jornal “The New York Times“, onde uma página inteira de publicidade foi dedicada à figura do capitão dos Piratas do Chapéu de Palha.

Capa do Volume 95 de One Piece. Autoria: Eiichiro Oda/ VIZ Media

O fenómeno One Piece foi conquistando a reputação que tem devido a fatores como o cruzamento de momentos humorísticos com outros mais sérios, o desenvolvimento aprofundado de cada uma das personagens (Eiichiro Oda dá a conhecer os backgrounds de quase todas as personagens que nos são apresentadas, mesmo que não constem no leque de principais) e a construção de um universo que pode muito bem ser o mais expansivo de qualquer mangá – há ilhas submarinas, ilhas nas nuvens, restaurantes em alto-mar e prisões que simbolizam o Inferno de Dante.

Apesar de ser direcionada sobretudo para jovens do sexo masculino – como se comprova pela presença na revista japonesa semanal “Weekly Shonen Jump” – a maioria dos leitores de “One Piece” estão nas faixas etárias dos 19 aos 29 anos e dos 30 aos 49. A heterogeneidade nas faixas etárias do seu público deve-se ao facto de se explorarem, simultaneamente, temas como a família e a amizade e outros mais “adultos” do mundo real como o mercado negro, a corrupção ou a ditadura.

Ao longo de mais de duas décadas, a mangá (termo utilizado para designar bandas desenhadas japonesas) mais famosa de Eiichiro Oda conta já com inúmeros marcos, que sublinham a sua posição como um dos franchises japoneses mais influentes de sempre.

Além de ser a mangá mais vendida do mundo, contando já com cerca de 470 milhões de números vendidos (cerca de 170 milhões mais do que a segunda, “Dragon Ball“, provavelmente a mais conhecida em Portugal), é também a banda desenhada mais vendida de sempre, ultrapassando as lendárias aventuras de “Asterix“, “Peanuts” e “Lucky Luke“.

A sua notoriedade vai, no entanto, além das vendas. “One Piece” detém o Recorde do Mundo do Guiness para a série de banda desenhada com maior número de cópias publicadas, escrita por um único autor. As personagens principais da história, os Piratas do Chapéu de Palha, apareceram também em 2020 na capa da revista “Elle Men New Youth”,  numa colaboração com a Gucci. O seu capitão e personagem principal da mangá, Luffy, é ainda embaixador dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2021.

Atualmente está em produção uma série de live-action de dez episódios da Netflix baseada na mangá, não tendo sido ainda anunciada a sua data de estreia.

Artigo editado por Filipa Silva