A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai implementar alterações nos horários da sua operação regular, a partir desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro.

Estas medidas foram tomadas devido à renovação do Estado de Emergência até ao dia 1 de março, o que implica a continuidade do confinamento geral e do teletrabalho, assim como a permanência dos estabelecimentos de ensino encerrados. Fruto das restrições impostas à circulação, a STCP registou uma descida no número de passageiros relativamente a janeiro. A redução na procura foi de 47%, segundo a empresa.

Por esta razão, a STCP vai ajustar os seus serviços, planeando uma redução de 19% nos dias úteis normais, tendo em conta os 2/3 da lotação máxima permitida por veículo.

Apesar de 33 linhas manterem o horário atual, há 25 que sofrem alterações. As linhas 704 (Boavista – Codiceira) e 907 (Boavista – Vila D’ Este), vão ter um aumento de oferta, pois estão perto da lotação máxima em horas de ponta. Por outro lado, as linhas 206 (Campanhã – Viso) e 304 (Aliados – Santa Luzia) vão passar a funcionar com o horário de “domingo”. Já a linha 508 (Boavista – Cabo do Mundo) mantém os horários de “verão/agosto”, mas é retirada a paragem de Esposade. A esta lista, acresce um total de 20 linhas que vão adotar o horário de “sábado” (quadro abaixo).

As 20 linhas referidas no quadro adotam o horário de “sábado” nos dias úteis, a partir de segunda-feira (22).

Todas estas alterações impostas pela STCP têm como objetivo reduzir o transbordo de passageiros, garantindo um serviço melhor, sempre com a segurança de todos em mente, sublinha a empresa. A STCP disponibiliza todas as informações sobre os novos horários nos locais habituais: nas paragens de autocarro, no interior dos autocarros, no seu site ou através da [email protected].

Relativamente a outros meios de transporte como o metro ou o comboio, não há alterações previstas face ao serviço atualmente em vigor.

Artigo editado por Filipa Silva