O trabalho “E depois da pandemia: Como vamos encarar o SNS e a saúde pública?”, da autoria de Inês Loureiro Pinto, publicado em maio do ano passado no JPN, foi distinguido com o Prémio Universitário Revelação, atribuído pela Apifarma e pelo Clube de Jornalistas. O anúncio foi feito esta quarta-feira (7), Dia Mundial da Saúde.

O trabalho da licenciada em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia – de que o JPN faz parte – da Faculdade de Letras da Universidade do Porto foi inserido num mini-dossiê que explora potenciais alterações decorrentes da pandemia de Covid-19 também em setores como o lazer, os transportes, o trabalho e a educação.

O Grande Prémio Apifarma/Clube de Jornalistas foi atribuído a João Faiões, jornalista da SIC, pelo trabalho “Estamos Vivos”. A reportagem televisiva, com imagem de João Tuna, venceu também a categoria de melhor trabalho de Televisão.

Na categoria de Imprensa, foi distinguido o trabalho “Os heróis da Linha da Frente” de Vânia Maia da revista “Visão”. Um trabalho com Sara Belo Luís e Sónia Calheiros e fotografia de José Carlos Carvalho, Luís Varra e Marcos Borga.

Nuno Guedes, da TSF, venceu a categoria de Rádio, com o trabalho “Diário da nossa Pandemia”. A sonoplastia é de André Tenente.

Por fim, Sofia Neves, jornalista do “Público”, foi a vencedora da categoria de Jornalismo Digital pelo trabalho “O caso da fábrica de calçado: Como se desenrolou um dos primeiros surtos de Covid-19 em Portugal?”. O artigo conta com a infografia de José Alves e Francisco Lopes.

O júri do Prémio Jornalismo em Saúde foi formado pelos jornalistas Cesário Borga (Clube de Jornalistas) e Carlos Lobato (Cada da Imprensa), pelo enfermeiro António Santos (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar), pelo médico Jorge Penedo e pelo jornalista António Borga.

Há um ano, o Prémio Jornalismo em Saúde distinguiu também um trabalho publicado no JPN: a reportagem “Muito riso, muito siso” da autoria de Maria Pimentel, realizada no âmbito da cadeira de Ateliê Integrado de Jornalismo – vertente de Rádio, do curso de Ciências da Comunicação da FLUP.

A data e o local da entrega de prémios deste ano não foi ainda anunciada.