A Câmara Municipal de Gaia inaugurou esta sexta-feira (16) a Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA). O espaço tem mais de 36 mil metros quadrados e surge para fazer face às necessidades do Centro de Reabilitação Animal do concelho.

A PATA é um investimento municipal de 1,3 milhões de euros. Na cerimónia de inauguração, o presidente da câmara afirmou que o equipamento tem “condições extraordinárias, não só de enquadramento, mas também condições internas” e que havia “ambição” de criar uma estrutura assim.

Eduardo Vítor Rodrigues afirmou ainda que a PATA se enquadra numa “estratégia de valorização da causa animal” que a autarquia tem adotado.

O espaço é quatro vezes maior do que a superfície do Centro de Reabilitação Animal e fica nas imediações do Parque Biológico de Gaia, em Avintes.

A PATA conta com uma maternidade, uma área de recreação, um parque canino, um centro de formação, áreas de tratamento e de apoio ao alojamento de animais – com 80 jaulas para canídeos e um gatil – e edifícios anexos, em áreas mais reservadas e protegidas, destinados ao alojamento.  

O enfermeiro veterinário Mário Ribeiro dá conta de que existem “mais de 110 cães e nove gatos”. “Os gatos são adotados com maior facilidade. O tempo que eles passam no espaço é muito mais curto do que o dos cães”, explicou ao JPN.

A PATA terá também uma componente educativa com ações de sensibilização sobre os animais.

Em janeiro deste ano, a autarquia divulgou que durante o ano de 2020 a taxa de adoção no município aumentou.  Relativamente aos anos de 2018 e 2019 que tiveram taxas de adoção de 67% e 73%, em 2020 houve uma taxa de 85%, o que significa que foram adotados 256 animais. Além disso, em 2020 foram recolhidos e entregues, ao CRA, 301 animais, o que corresponde a uma diminuição de 57 animais em comparação com o ano de 2019.

O município oferece vacinação, identificação eletrónica, desparasitação e esterilização.

Artigo editado por Filipa Silva