Cristiano Ronaldo bateu, esta terça-feira, mais um recorde, e tornou-se no primeiro jogador a estar presente em cinco Campeonatos da Europa consecutivos. O capitão nacional marcou presença nos Europeus de 2004, 2008, 2012, 2016 e agora na edição de 2020. 

Nesta fase final, há mais jogadores que estão entre os futebolistas com mais presenças em Europeus. Na lista publicada pela UEFA, Portugal destaca-se com mais dois jogadores: Pepe e João Moutinho. Os internacionais portugueses iniciaram-se nesta competição em 2008, e desde então têm sido presença habitual.

É na seleção italiana- já apurada para os oitavos de final- que está mais um dos veteranos deste Europeu. Giorgio Chiellini, defesa central de 36 anos, conta também com quatro participações consecutivas em fases finais. O jogador da Juventus estreou-se pela squadra azzurra em 2004, mas só em 2008 é que ficou a conhecer a sensação de representar o seu país num Campeonato da Europa.

A juntar-se à caderneta temos Luka Modric. O vice-campeão Mundial da Croácia e atual jogador do Real Madrid fez o seu primeiro jogo num Europeu frente à Áustria, a 8 de Junho de 2008. O médio marcou o único golo da partida e deu a vitória à formação croata. Desde então, o capitão dos axadrezados não falhou uma edição.

O Campeonato da Europa de 2008 foi palco da estreia de mais um jogador que é agora uma referência na sua seleção. Sebastian Larsson, médio sueco, já soma 130 internacionalizações pelos azuis e amarelos. O Euro 2020 é o quarto em que Larsson participa.

Artigo editado por João Malheiro