Um grande parte do alinhamento do Festival Internacional Curtas Vila do Conde foi revelado esta quinta-feira, pela organização do evento. O festival de cinema nortenho regressa entre 16 e 25 de julho.

Com um programa diversificado que “cruzará o cinema, a música e as artes visuais”, o Curtas de Vila do Conde reafirma a aposta num formato híbrido, tal como em 2020, que “combina as projeções em sala em vários locais do país e exibições on demand”, o que permite assim alargar o público, quer a nível nacional como internacional.

Com um cinema “intenso, poético, vibrante”, Lynne Ramsay será a homenageada da 29.ª edição do festival. A filmografia de Ramsay ainda é pouco extensa, mas a realizadora distinguiu-se desde cedo com a sua primeira curta, Small Deaths (1996), galardoada no Festival de Cannes com o Prémio do Júri. Kill the Day (2000) também recebeu o Prémio do Júri de Clermont-Ferrand.

O festival vai apresentar as três primeiras curtas galardoadas da realizadora, assim como as suas quatro longa-metragens. Para além de We Need to Talk About Kevin (2011), baseado no romance de Lionel Shriver, os filmes Ratcatcher (1999), Morvern Callar (2002) e You Were Never Really Here (2017), que recebeu o galardão de melhor argumento em Cannes e o prémio de melhor ator pela interpretação de Joaquin Phoenix no papel principal, também farão parte da programação.

As competições do Curtas de Vila do Conde contarão com 51 filmes de 24 países, que estarão repartidos entre 13 sessões, nove da Competição Internacional e quatro da Experimental, e que vão desde o documentário, passando pela ficção até à animação.

A organização destaca, no campo da Competição Experimental, seis filmes portugueses: The Detection of Faint Companions, de Sandro Aguilar,  Sunrise, de Lúcia Prancha, Berlin Feuer, de Pedro Maia,  Depth Wish, de Margarida Albino, BaBaki Tadu É, de Kate Saragaço-Gomes e Calum MacBeath Morgan,  e Purkyně’s Dusk, de Helena Gouveia Monteiro,

Já na Competição Internacional, destacam-se os regressos de Ana Elena Tejera, Virpi Suutari, Georges Schwizgebel, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca e Guy Maddin.

O festival dá igualmente uma “palavra especial” para as estreias nacionais de David, curta realizada por Zachary Woods, Night for Day, de Emily Wardill, obra realizada a partir de um conjunto de entrevistas a Isabel do Carmo, “revolucionária da resistência contra o regime fascista em Portugal”, e Quattro Strade, de Alice Rohrwacher, um diário sobre a vida durante o primeiro confinamento geral em Itália.

A 29.ª edição do festival vai contar ainda com a presença de Rosa Barba, Christoph Girardet, Matthias Mueller, Morgan Quaintance e Peter Tscherkassky, todos eles vencedores de prémios em edições passadas do festival.

A programação final do Curtas de Vila do Conde será revelada em breve, assim como os detalhes sobre a compra de bilhetes.

Artigo editado por João Malheiro