O Dia da Internet Mais Segura, assinalado anualmente no início de fevereiro, celebra-se este ano esta terça-feira, 8 de fevereiro, sob o mote “juntos para uma internet melhor”. A iniciativa é promovida pela rede de Centros para uma Internet Mais Segura nos Estados-Membros, financiada pela União Europeia (UE).

O objetivo é mobilizar organizações sem fins lucrativos, decisores políticos, representantes da indústria e a população, entre jovens, pais e professores, a juntarem-se aos eventos organizados nos respetivos países para aprenderem a ter um papel na criação de um mundo virtual melhor, com especial foco nos mais novos.

Na conjuntura atual, em que as crianças acedem cada vez mais cedo à internet, a UE considera fundamental garantir conteúdo online de qualidade, assim como ferramentas para usar a internet com segurança e responsabilidade.

Neste sentido, em 2012, a Comissão Europeia (CE) definiu a Estratégia Europeia para uma Internet Melhor para as Crianças, que visa fornecer habilidades e ferramentas digitais para os jovens beneficiarem de forma “plena e segura” do que a internet tem para oferecer.

Para garantir que esta estratégia é adequada à era digital, a CE irá propor, na primavera deste ano, um novo plano para apoiar as competências digitais, assegurar experiências adequadas à idade e incentivar a participação das crianças.

A nova proposta pretende, entre outras medidas, proporcionar salas de aula bem equipadas e professores com competências digitais, assim como, um ambiente virtual seguro para as crianças. Esta estratégia europeia influencia as políticas nacionais na maioria dos Estados-Membros da UE e as ações em vários domínios, nomeadamente, No que diz respeito às notícias falsas, o ciberassédio ou a exposição a conteúdos nocivos.

Ao longo dos anos, este dia junta milhares de escolas, jovens, pais e professores em iniciativas como a da plataforma pan-europeia “Uma Internet Melhor para as Crianças”, que proporciona às crianças, aos seus pais e educadores um vasto leque de informações, orientação e recursos sobre um uso mais cuidado das redes.

Como se assinala este dia em Portugal, “campeão” da Europa em cibersegurança

Para celebrar o Dia da Internet Mais segura, nesta data são realizadas várias iniciativas pelos centros de segurança na internet dos países-membros. No caso de Portugal, o Centro Internet Segura (CIS) organizou um Seminário em Lisboa, transmitido via online e destinado aos meios de comunicação social, intervenientes políticos, professores e pais.

Este ano, a 19.ª edição do dia europeu levanta a questão “Tu és Tu online?”, contando com uma formação educacional e de saúde, a participação ativa de jovens e a perspetiva de vários especialistas nacionais em inteligência artificial, cidadania digital e bem-estar. Aqui, o público é convidado a interagir com os especialistas.

Durante este dia, está também disponível nas redes sociais do CIS a exibição da peça de teatro “ID 2.0 – A Tua Marca na Net”. Decorre, ainda, o lançamento da segunda temporada do podcast “ZigZaga na Net”, em parceria com a RTP. A par desta iniciativa, são também promovidas várias atividades e campanhas de sensibilização, que se estendem durante todo o mês. Destinam-se a crianças, jovens, pais, professores e seniores em escolas e outras entidades interessadas.

Em Portugal, o CIS tem disponível uma linha para esclarecimento e denúncia de conteúdos ilegais online. O número 800 219 090, coordenado pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV), funciona nos dias úteis das 8h00 às 22h00.

Segundo os dados mais recentes, referentes a 2020, Portugal ocupa a 8.ª posição no ranking europeu e a 14.ª no ranking global de cibersegurança, segundo a Global Cybersecurity Index (GCI). Esta colocação reflete uma melhoria de segurança do ciberespaço, já que, o país ocupava a 25.ª posição há dois anos na classificação europeia e o 42.º lugar do GCI em 2018.

No entanto, em julho de 2021, a ESET, uma companhia de segurança da informação sediada na Eslováquia, elaborou um ranking de cibersegurança que elegeu Portugal como a região mais segura da Europa nesta matéria. Portugal é considerado o país mais seguro entre os 24 países europeus avaliados em sete parâmetros, obtendo 8,21 pontos num máximo de 10, ao registar um número muito reduzido de pessoas que foram vítimas de software malicioso, hacking nas redes sociais, fraude bancária online e roubo de identidade.

Artigo editado por Filipa Silva.